A cerimônia de transmissão de cargo de reitor para o professor Ricardo Luiz Louro Berbara e posse da nova equipe da Administração Central aconteceu na tarde de 11 de abril no Campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A Solenidade contou com a presença de muitas autoridades, como Reitores de diversas Universidades do Rio de Janeiro, destacando também: O Chefe Geral da Embrapa Agrobiologia, Dr. Gustavo Ribeiro Xavier, o Prefeito de Seropédica Anabal Barbosa de Souza, O Delegado de Polícia da 48º DP, Dr. Júlio da Silva Filho, e o Vereador de Seropédica Professor Ivan. 

O ponto alto do evento, foi a apresentação do Coral da Universidade Rural sob regencia do Maestro Obadias Rocha, com acompanhamento dos musicos Tatagiba (Violoncelo), Isadora e Artur (Flauta) e o Pianista João. A apresentação foi tão emocionante que levou o publico em aplaudir de pé.

A solenidade começou às 15 horas, com o anfiteatro Gustavo Dutra lotado por membros da comunidade acadêmica da Rural e convidados. Na ordem prevista pelo cerimonial, após a assinatura do termo de posse do novo reitor, a ex-reitora professora Ana Maria Dantas Soares fez um pronunciamento sobre os quatro anos que passou à frente da Reitoria da UFRRJ. Emocionada, agradeceu à comunidade universitária pelo apoio e compreensão em todos os momentos nos últimos quatro anos. Ela lembrou também de sua trajetória como professora e integrante de outras gestões da administração na Universidade.

Em seguida, Ricardo Berbara fez seu primeiro discurso como Reitor. Ele destacou os desafios da nova administração na atual conjuntura política e econômica. Também apresentou seus ideais de trabalho por uma universidade pública e de qualidade, reconhecendo a atuação de todos que estiveram antes dele na condução da UFRRJ.

Tomaram posse também o vice-reitor, Luiz Carlos de Oliveira Lima, e os pró-reitores que compõem a equipe: pró-reitor de Graduação Joecildo Francisco Rocha; pró-reitora adjunta de Graduação Waleska Giannini Pereira da Silva; pró-reitor de Extensão Roberto Carlos Costa Lelis; pró-reitora adjunta de extensão Gabriela Rizo; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Alexandre Fortes; pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação Lúcia Helena Cunha dos Anjos; pró-reitora de Assuntos Administrativos Amparo Villa Cupolillo; pró-reitor adjunto de Assuntos Administrativos Marcelo da Cunha Sales; pró-reitora de Assuntos Financeiros Norma Sueli Martins; pró-reitor adjunto de Assuntos Financeiros Paulo Henrique Correia Chaves; pró-reitor de Assuntos Estudantis Cesar Augusto Da Ros; pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis Juliana Arruda; pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Roberto de Souza Rodrigues; e pró-reitor adjunto de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional Fabio Cardozo da Silva.

Em entrevista ao Seropédica Online o novo Reitor da UFRRJ, Dr. Ricardo Luiz Louro Berbara destacou: “Tenho 35 anos de Universidade Rural, já fui aluno, e sou professor desta Universidade desde 1991 em Agronomia, com especialização na área de solos”.

“Na minha nova função como Reitor, além dos problemas internos, vou procurar fazer várias parcerias com a Prefeitura de Seropédica, também com Câmara de Vereadores e a RMS, para buscarmos em conjunto solução para vários problemas que são comuns tanto para moradores de Seropédica como para nossos alunos e funcionários do Campus. Temos a questão da passarela que caiu ao lado da BR 465, onde existe um perigo constante tanto para moradores de Seropédica como nossos alunos na travessia da ponte. Também vamos procurar fazer parceria com a Guarda Municipal da Prefeitura, aumentando a segurança de nossos alunos na ciclovia” Destaca Dr. Ricardo. 

Texto: CCS/UFRRJ e Seropédica Online

A esquerda o Reitor da UFRRJ Dr. Ricardo Luiz Louro Berbara e o Prefeito de Seropédica Anabal Barbosa de Souza
Chefe Geral da Embrapa Agrobiologia, Dr. Gustavo Ribeiro Xavier
Maestro Obadias Rocha
Representante do Corpo de Bombeiros Sargento Lustosa
Pianista João
Isadora e Artur na Flauta
Professor Tatagiba
Ao lado esquerdo de terno o Delegado da 48º DP Seropédica Dr.. Júlio da Silva filho e ao seu lado o Prefeito de Seropédica Anabal Barbosa de Souza

 

Faça o seu comentário