Foi realizado neste último sábado (8), a Festa do Projeto Rural Esportes, evento destinado a promover a inclusão social, agregando diversos valores aos jovens, como o trabalho em equipe, no desenvolvimento corporal, melhoria na saúde e na educação. O evento foi realizado na Praça de Desportes da UFRRJ.

Durante a realização da festa deste sábado, houve várias atividades esportivas, abertas a toda comunidade (Xadrez, Vôlei, Beisebol, Caratê, Capoeira, Jiu-jítsu e Tênis). Cerca de 300 pessoas participaram deste evento. 

O Coordenador do Projeto Piloto, Professor Eduardo Falcão, disse que de maio a julho de 2017, o projeto teve a participação de 100 alunos do CAIC Paulo Dacorso Filho, nas modalidades de Saltos Ornamentais e Taekwondo. “Estamos em negociação com a universidade para a próxima fase do projeto. Nossa proposta é triplicar o número de participantes, abrindo novas turmas, que funcionarão diariamente para comunidade Seropedicense, com a proposta de aproximar mais a UFRRJ com população do município” destaca Eduardo.

O Professor Eduardo explica como teve início o projeto: “Sou amigo de infância do Artur Lopes, prof de Física da UFRRJ, mas perdemos o contato. Ele me viu durante o quadro Saltibum, do Caldeirão do Hulk, que é uma competição de Saltos Ornamentais entre celebridades. Há uns 2 anos atrás, ele me procurou e conversamos sobre montar um projeto na Rural, então marcou uma reunião com o vice reitor de extensão. Naquela ocasião não foi viável pois a piscina estava interditada. Em fevereiro deste ano, tivemos uma outra reunião com o novo reitor, que nos deu total apoio para montar o projeto. Em seguida, apresentamos para o CAIC, que abraçou o projeto”. 

Ana Beatriz da Silva Costa é mãe de 4 alunos do CAIC que participam deste projeto, disse: “Estou muito feliz em ver meus filhos participando deste projeto de esportes da rural, desde o seu início, meus filhos melhoraram na escola, se aplicaram mais. Além dos professores ensinarem esporte para eles, também ajudam na educação, estão mais disciplinados, com mais responsabilidades, amei o que a Rural está fazendo pelo meus filhos” comemora Ana Beatriz.

O Projeto tem a participação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Seropédica, onde é fornecido refeição para os alunos, (almoço e Lanche) e transporte. O Subsecretário de Esportes da Prefeitura de Seropédica, Gilmar Dias, foi homenageado com um Troféu, pelo apoio que vem realizando ao projeto. A Diretora do CAIC Paulo Dacorso Filho, Vânia M. N. Policarpo, também foi homenageada com um Troféu, por tudo que tem feito para realização deste projeto.

No final do evento, houve apresentação dos alunos do Projeto Rural Esportes e entrega de medalhas a todos os participantes.  

Ana Beatriz da Silva Costa, com seus filhos e marido

 

 

 

Faça o seu comentário