Mudanças nos hábitos de consumo impulsionadas pela tecnologia explicam os desafios financeiros enfrentados por grandes companhias do país
O professor e economista Cícero Pimenteira, do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS/ICHS) e do PPGCTIA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi um dos especialistas ouvidos pelo Portal iG para examinar o cenário de crise de grandes grupos empresariais, como a Casas Bahia e a Nestlé. A reportagem, assinada pela jornalista Márcia Martins, investigou as razões econômicas e comportamentais por trás desse momento delicado no mercado.

A transição para o comércio digital e a nova dinâmica do consumidor
Segundo o docente, o avanço expressivo das compras virtuais é um dos principais fatores que remodelam a sustentabilidade das grandes redes físicas. A decisão de compra migrou da figura do vendedor tradicional para as avaliações e recomendações digitais de outros clientes.
Pimenteira aponta que, embora o comércio de bairro ainda retenha uma parcela de consumidores, a tendência é uma redução drástica dos pontos físicos tradicionais — processo semelhante ao ocorrido com as agências bancárias. De acordo com o especialista, o ritmo dessa transição continuará sendo calibrado pela satisfação do consumidor, redefinindo as relações humanas e comerciais no futuro.
Informações originais com texto de João Henrique Oliveira e foto do acervo CCS/UFRRJ.
Informações via Portal da UFRRJ

