O PIBID é um Programa promovido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Brasil, que visa incentivar a formação de professores e promover a melhoria da qualidade da Educação Básica, baseados na articulação integrada dos sistemas de Ensino Superior Federal com o da Educação Básica pública, numa relação que beneficie ambas as partes.

A Coordenadora de Ciências Físicas e Biológicas da Secretaria de Educação Cultura e Esportes da Prefeitura de Seropédica, Debora Viana Pasqual disse: “O “PIBID de Portas Abertas” é um Projeto de incentivo à Docência, os alunos da Universidade Rural vão nas Escolas Municipais fazer práticas em Docência em Ciências, e são acompanhados por professores da Rede Municipal de Ensino que atuam como supervisores com os alunos da UFRRJ e hoje temos trinta e sete professores escritos neste programa”.

A Coordenadora de área do PIBID da UFRRJ, Rosa Maria Marcos Mendes fala que o evento desta quinta-feira (13/11) é para apresentar todos os trabalhos realizados pelas professoras da rede municipal com os alunos da Universidade Rural em relação ao Projeto “PIBID de Portas Abertas” (Ciência Biológicas de Portas Abertas) programa este do Governo Federal. Rosa disse: “Esta é uma parceria realizada pela UFRRJ com a Prefeitura de Seropédica, onde os Professores estão sendo capacitados e atualizados, como também nossos alunos vão para escola e lá na escola vão dar outro tipo de aula, um novo tipo de abordagem de assuntos, isso pode atrair os alunos da rede municipal a estudarem mais e quem sabe procurarem estudar na nossa universidade.

A Diretora do Instituto de Biologia da UFRRJ Solange Brandoline, disse: “A Universidade Rural está cumprindo sua missão que é a inserção dos municípios de sua abrangência e a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão. Isso vem reforçar o ensino da universidade. O Programa PIBID é do Governo Federal que possibilitou a inserção dos alunos, ainda durante o curso de graduação no ambiente escolar onde abriu uma porta muito grande para esta interlocução maior entre as Universidades e os munícipios, onde temos uma contribuição para formação de nossos alunos mas também temos uma ação no sistema de educação reforçando este trabalho das Secretarias de Educação do País.

Os alunos têm apoio da Bolsa do CAPES que é o programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais.com pratica de ciências em sala de aula, e esse Professores da Rede Municipal vem desenvolvendo esses projetos e irão mostrar a outros professores

DSC_0018
Organizadora Professora Maria Mercedes Teixeira Rosa

DSC_0009DSC_0013

DSC_0020DSC_0035DSC_0026DSC_0049DSC_0051