O 5º “Veterinária da Rural, Saúde Global” tá chegando!

No próximo sábado, dia 14/09/2019 de 9 às 14 horas, na Praça Nildo Romano será palco da 5a edição do Saúde Global. O evento aborda temas sobre saúde animal, humana e ambiental com objetivo de contribuir para o desenvolvimento local. Serão oferecidas palestras, oficinas, brincadeiras, vacinações e distribuição de brindes para a população de Seropédica, além da aplicação de questionários, exposição de peças, atividades culturais e muito mais.

O evento é um canal aberto de diálogo entre os moradores do município e a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, que desde 2015 conta em média com 2.000 pessoas e vem ampliando suas ações.

Este ano terá vacinação contra raiva, distribuição de amostras de ração, orientação sobre tutoria responsável de animais de companhia, obesidade, intoxicação, benefícios da castração, detecção de câncer de mama em cadelas e gatas, informações sobre tumor venéreo transmissível (TVT), doenças cardíacas em cães, noções sobre o tráfico de animais selvagens e muito mais.

Para as crianças vão ser oferecidos jogos sobre comportamento e manejo de gatos e de cavalos, pintura facial de animais selvagens, microscópios para demonstração das células sanguíneas, exposição de aranhas, morcegos, pulgas, carrapatos e animais taxidermizados. Este segmento da Saúde Animal tem objetivo de ampliar o bem-estar e fortalecer as ações sanitárias dos animais da região, melhorando sua saúde, com impacto na saúde da população.

Há também ações diretamente ligadas à saúde das pessoas e do coletivo. Neste bloco serão abordadas doenças transmissíveis entre homens e animais, como febre maculosa (transmitida por carrapatos), esporotricose (transmitidas por gatos) e raiva (transmitidas por qualquer mamífero infectado).

Será também abordada a resistência a antibióticos e seu risco, mitos e verdades sobre a vacinação da população, alimentação orgânica, cuidados na produção e no manejo do leite e no consumo de produtos de origem animal em geral. Tem também o segmento com enfoque na saúde mental da população, com abordagem do papel das terapias assistidas pelos equinos e como eles impactam na diminuição do estresse das pessoas. Outra atividade com esse viés é o trabalho sobre o levantamento das árvores genealógicas das famílias de Seropédica, já que o autoconhecimento é um caminho para a harmonia das emoções.

No segmento da Saúde Ambiental serão abordados temas como queimadas, alimentos transgênicos, reciclagem de plástico e de eletrônicos, seus riscos e locais de coleta na região. Serão distribuídas mudas de plantas alimentícias (ervas e temperos) e feito o replantio dos canteiros da praça. Terá brincadeira de formas geométricas com canudos, origamis com recicláveis, oficina de brinquedos para animais feitos de garrafas PET e etc.

Os residentes do Hospital Veterinário irão abordar diversos temas de acordo com suas especialidades como a ocorrência de câncer de mama em cadelas e tumor venéreo transmissível (TVT) através de oficinas de palpação e palestra ministrada por residentes da Oncologia; palestra indicando procedimentos necessários para socorrer um animal atropelado pelos residentes da Anestesiologia; atividade lúdica sobre as particularidades oftálmicas das diferentes espécies pela Oftalmologia; exposição de parasitas e animais peçonhentos pela Parasitologia Animal;  visualização de células em microscópio pelo setor de Patologia Clinica; jogos sobre resistência antimicrobiana pelos residentes de Microbiologia; abordagem de dermatopatias com os residentes da Dermatologia e palestra sobre dirofilariose pelo setor de Cardiologia, junto com a Liga de Cardiologia Jonimar Paiva (LICARDIO-JP).

Os projetos desenvolvidos pelos docentes também irão para praça participar do evento, como: Programa de Ações Integradas (PAI), que irá abordar o tema de guarda responsável por meio de jogos, assim como o Projeto Castração, que irá falar sobre controle de natalidade e abandono. Alunos do programa Jovem Nestlé Purina fará avaliação nutricional de cães e gatos e conscientização sobre obesidade.

O grupo de toxicologia irá ensinar como lidar com caso de intoxicação em animais domésticos. A Anatomia Animal irá levar, junto com o Setor de Animais Selvagens, animais silvestres taxidermizados, além de orientação sobre febre maculosa e outras enfermidades zoonóticas. O projeto IV Solidário irá fazer orientações a respeito de descarte adequado de matérias eletrônicos; o projeto Equilibrium Rural fará atividades lúdica sobre as emoções equinas e palestra sobre Terapias Assistidas por Equinos (TAE).

Os grupos de estudo do curso de veterinária também participarão, como a Liga de Bovinos (LIBOVIS), que irá falar sobre o ciclo do leite, da fazenda até a mesa; o Grupo de Estudos em Terapias Complementares (GETEC) irá fazer e distribuir de brinquedos feitos com materiais recicláveis para animais domésticos;  a Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Forense (LIFOR) vai abordar o tema de tráfico de animais silvestres; a Liga de equídeos (CENTAURUS) vai realizar atividades infantis com enfoque em cavalos; a Liga Acadêmica de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (LICAV) vai realizar dinâmica de comportamento animal; o Grupo de Estudo e Ações em Saúde Única (GEASU) irá abordar os mitos e verdades sobre vacinação humana e animal; o Grupo de Estudo em Animais de Companhia (GEAC) irá abordar as principais doenças em cães e gatos; a Liga de Animais Silvestres (LIAS) vai fazer pinturas faciais nas pessoas e palestra sobre o que fazer quando encontrar um animal selvagem; a Liga de Felinos (LIFEL) vai realizar atividades com crianças sobre felinos domésticos; a Empresa Júnior de Medicina Veterinária ORGANOVET irá expor produtos de origem responsável e distribuí-los.

Os grupos PET participarão de diferentes atividades: PET Floresta irá falar sobre transgênicos, plantas alimentícias e palestra sobre queimadas, seus impactos ambientais e irá fazer a revitalização dos canteiros da praça em conjunto com o PET Inclusão; PET Matemática e Meio Ambiente fará oficina de origami e figuras geométricas com canudos; o PET Engenharia Química falará sobre a reciclagem de plástico; o PET História abordará o tema de apadrinhamento cultural e sociabilidade e a importância do autoconhecimento para saúde mental.

O evento contará com a tenda de palestras, localizada no palco da praça, tenda de vacinação de cães, tenda de vacinação de gatos, tenda infantil e mais duas tendas de projetos. Haverá também uma tenda da coordenação do evento, todas na praça Nildo Romano e na rua ao lado.

Após cada palestra de 15 minutos será distribuído um ticket que dará direito ao recebimento de brindes, como ração, mudas, brinquedos de garrafas PET, chapéu de cavalinho, entre outros.

Venha participar desse evento transdisciplinar, coordenado pelo Grupo PET Medicina Veterinária e fruto da  parceria com professores e alunos do curso de Medicina Veterinária, da Residência em Medicina Veterinária, do Hospital Veterinários e dosgrupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFRRJ.

O evento recebe apoio da Reitoria e das Pró-reitorias da Universidade, da Prefeitura de Seropédica e suas Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária, Ordem Pública, Meio Ambiente, Educação, Cultura e Esportes e Limpeza Urbana. Recebemos também apoio do projeto premiado no evento One Health Day, cedidopela One Health Comission e do Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro.

O evento terá cobertura do site Seropédica Online. www.seropedicaonline.com 

No entanto, o evento não aconteceria sem o patrocínio de representantes da indústria e comércio locais. Empresas como SEROPEC, PURINA, PREMIER, AFFINITY,  VETMASTER, BRASMED, UP VET, LAQUA, CAMISAMANIA, COLORWAVE e CHOCOLATE ARAUCÁRIA apoiam o evento levarão produtos e informações para a comunidade.

Venha aprender, ensinar e se divertir conosco!

Confira a programação completa em nossa Page do Facebook: www.facebook.com/PETVETUFRRJ/

e Instagram: @petmedvet

 

Faça o seu comentário