De 15/07 ao dia 03/08, acontecem as oficinas de férias do Centro de Arte e Cultura/Pró-Reitoria de Extensão (CAC/Proext). Com 27 atividades oferecidas, as aulas são gratuitas e atendem a alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a moradores do município de Seropédica. As oficinas de férias são organizadas pelo CAC desde 2016 e vem dando a oportunidade para alunos e moradores de aprenderem coisas novas em seu tempo vago de maneira gratuita.

As oficinas do CAC acontecem também durante o ano letivo desde a sua criação em 2009. E assim como as oficinas fixas, as aulas das férias são ministradas pelos próprios alunos da universidade que atuam como bolsistas. Os cursos permanentes atendem a cerca de mil alunos, enquanto os de férias atendem por volta de 300 pessoas.

Atualmente já consolidadas no calendário da Rural, as oficinas proporcionam diversão e descobertas para os alunos e também para os oficineiros. Adriele Hortis, estudante de Educação Física da UFRRJ, dá aulas de lira acrobática desde 2017. Ela conta que a lira foi fundamental para o desenvolvimento da sua autoconfiança e percebe o mesmo efeito nos alunos. “Alunos que na primeira aula não conseguem nem subir na lira e quando conseguem é uma vitória gigante. A gente fica super empolgado e isso é o mais legal”, relatou a instrutora.

Além de beneficiar os alunos da universidade, as oficinas também servem para suprir uma carência da região de Seropédica, onde as atividades oferecidas não costumam ser muito comuns e quando estão disponíveis tendem a custar caro. Infelizmente, embora a adesão dos alunos seja boa, alcançar os moradores da área tem se mostrado mais complicado.

Alunos usam força e flexibilidade nas aulas de tecido acrobático | Foto: Comunicação Proext

O coordenador do CAC, Matheus Sousa, explicou como é a abertura de alunos e moradores as oficinas. “A receptividade dos alunos da Rural desde sempre é uma coisa que foi fácil de alcançar. Agora com os moradores isso começou a acontecer mesmo quando nós começamos a produzir cartazes e material gráfico para colar na cidade. Com a gráfica universitária parada, essa ação ficou difícil.” A Proext vem buscando saídas para melhorar a divulgação das atividades do CAC para os moradores.

Para descobrir a importância das oficinas para os alunos, basta observar as aulas e é fácil perceber a empolgação e os olhares excitados. A estudante de Biologia, Karine Passos, faz aulas nas turmas fixas e gosta tanto que também se inscreveu para as oficinas de férias. Ela relatou como as oficinas de tecido e lira acrobática foram importantes em sua vida.

“Me ajudou muito no início do ano fazer essas atividades, pois eu estava em uma situação não muito boa e isso me auxiliou bastante a criar um foco na minha vida ao invés de ficar em casa triste. Acho que essa é a importância das pessoas da Rural começarem a fazer essas atividades que o CAC oferece. A gente consegue sair um pouco desse caos da vida universitária e fazer coisas como forma de expressar o nosso corpo e assim a gente consegue colocar nossa mente mais em foco.” relatou a aluna.

Para o futuro, os planos dos desenvolvedores das oficinas são aumentar o número de atividades ofertadas, buscar o investimento de empresas e transformar as oficinas temporárias em uma colônia de férias, onde os oficineiros desenvolveriam dinâmicas para crianças e jovens.

 

Conheça melhor o Centro de Arte e Cultura:

Endereço do CAC: 6815, Estr. Rio São Paulo, 6647 – Ufrrj, Seropédica – RJ, 23890-000

Telefone: (21) 2682-2447

Página do Facebook: https://www.facebook.com/cac.ufrrj