É com profundo pesar que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRRJ (SINTUR-RJ) vem a público prestar condolências à família e aos amigos do técnico-administrativo aposentado Leonir Tunala Resende, um dos fundadores deste sindicato.

Leonir iniciou sua trajetória sindical na antiga ASUR-RJ (Associação dos Servidores da Universidade Rural), a qual presidiu, que posteriormente viria a dar origem ao SINTUR-RJ. Nesta função, Leonir participou da discussão de construção de um sindicato estadual dos trabalhadores em educação, em 1993, no primeiro congresso que reuniu representantes de diversas associações congêneres do Estado do Rio de Janeiro. Como a construção do sindicato estadual não foi efetivada, o até então presidente da ASUR-RJ se empenhou na construção deste sindicato, como o conhecemos hoje, no qual também assumiu a Coordenação Geral por diversos mandatos.

Não é difícil perceber que, prezando sempre pela defesa dos interesses da categoria, a história de Leonir confunde-se com a história do próprio sindicato, o qual não só idealizou, mas também materializou. Leonir foi sujeito ativo nas atividades nacionais da FASUBRA (Federação Nacional das Universidades Brasileiras), caravanas, atos nacionais e estaduais e em lutas históricas para os trabalhadores em educação da UFRRJ e do Brasil.

O movimento sindical brasileiro e o SINTUR-RJ, se em sua história garantiram vitórias centrais para os servidores técnico-administrativos e para a classe trabalhadora, foi em certa medida fruto do espírito de luta de sindicalistas como Leonir Tunala Resende. Toda a sua contribuição, muito além da defesa de uma categoria, também fez do SINTUR-RJ um importante instrumento de resistência contra a própria dinâmica de reprodução do capitalismo e, portanto, contra a exploração direta do capital em face do trabalho.

No dia de hoje, 29/07/2020, a figura de Leonir consolida-se como o de sujeito atuante dentro da nossa história, cujo legado fica de inspiração para os TAES que atuam hoje no seu lugar e que o farão posteriormente, sempre em defesa do que até aqui foi construído.

Manifestamos os nossos mais profundos sentimentos à toda sua familia!

LEONIR, PRESENTE!

Direção Colegiada do SINTUR-RJ

Faleceu dia 29/07 de trombose 

Faça o seu comentário