O Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, aconteceu nesta última quinta-feira (6) no Campus da UFRRJ, onde foi discutido a concessão da Via Dutra (BR 116) Rio Santos (BR 101) e o Arco Metropolitano (BR 493).

No evento esteve presente o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a Secretária de Transporte do Governo do Estado do RJ, Célia Daumas, Aylton Dias, Prefeito da UFRRJ, o Deputado Luiz Antônio Corrêa, o Prefeito de Seropédica Anabal Barbosa de Souza, o Prefeito de Angra dos Reis, Fernando Antônio Cecíliano Jordão, os Vereadores de Seropédica Professor Ivan, Aguinaldo Luis e Anderson Medeiros entre outras autoridades do município e de outros municípios.

Na sala de reunião da Reitoria da UFRRJ, houve uma reunião antes do Fórum, onde foi esclarecido ao Ministro os problemas que os dois pedágios administrados pela CCR Nova Dutra em Seropédica vêm acarretando aos moradores. Na reunião foi sugerido que os pedágios que ficam na BR 465 e na Via Dutra Bairro São Miguel (Viúva Graça) fossem transferidos para divisa de Seropédica com Paracambi onde funcionava a balança.

O Ministro Tarcísio esclareceu várias dúvidas sobre o projeto os benefícios que virão com a concessão do trecho. “As concessões serão transformadoras na questão de segurança pública. Tem uma quantidade grande de serviços sendo agregados. Nós teremos a Dutra e a Rio Santos completamente iluminada com led, com sistemas de monitoramento, câmeras de última geração. Não é só mobilidade, é segurança também. Isso vai fazer diferença”, destaca o ministro.

Foi esclarecido também, que com aprovação das concessões haverá duplicação da BR 465 e iluminação, com essas obras o trânsito será desafogado no km 32. Autoridades presentes solicitaram a continuação emergencial da colocação dos viadutos, e uma passarela no viaduto em cima da linha férrea para evitar acidentes com transeuntes.

O Ministro esclareceu que as obras de melhorias na concessão serão feitas também para proteger vidas, evitando acidentes por falta de acostamento e iluminação. 

No final do evento o Presidente do Fórum de Desenvolvimento da Costa Verde, Carlos Alberto Machado de Freitas homenageou o Ministro Tarcísio, o Supermercado Seropédica (Jé Grande) e o Posto de Gasolina Chefia entregando uma placa de agradecimento pelos serviços relevantes prestados à Seropédica.

Lado esquerdo Prefeito da UFRRJ, Aylton Dias (Ito), e o Ministro de Infraestrutura Tarcísio
Da Esquerdo para direita, Prefeito Anabal, Prefeito da UFRRJ, Ito, Ministro de Infraestrutura Tarcísio , e o Prefeito de Angra dos Reis, Fernando

 

 

 

Faça o seu comentário