Idosos do Núcleo de Convivência do Km 42, participaram do Projeto Um Dia no Campo criado pelo Dr. Evandro Silva Pereira Costa, Engenheiro Agrônomo, do Departamento de Fitotecnia do Instituto de Agronomia da UFRRJ.

Cerca de 30 idosos, acompanhados pela Coordenadora da Melhor idade, Joelma e sua esquipe, participaram da aula teórica e aula pratica no cultivo de hortaliças na UFRRJ em Seropédica. Na aula foi ensinado como preparar a terra, o aproveitamento da sobra dos alimentos para usar como adubo, como também fazer canteiros suspensos, com uso de bambu gigante e garrafas pet.

 Os idosos tiveram a oportunidade de conhecer os canteiros de hortaliças, a produção de mudas em bandejas de isopor protegidas em cobertura com sombrite. Na aula os idosos plantaram uma muda de alface, que ao final da atividade foi levada para casa. 

As atividades são resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Seropédica e a UFRRJ, e têm como objetivo de incentivar a alimentação orgânica e também proporcionar momentos de terapia e socialização. O Prefeito Anabal Barbosa de Souza disse: “Também sou idoso e acredito que o cultivo de hortaliças também proporciona grande satisfação pessoal, melhorando o humor, autoestima e ajuda numa alimentação mais saudável” Destaca.

A iniciativa faz parte do Programa criado pelo Engenheiro Evandro, que aproxima os moradores de Seropédica com a UFRRJ, tendo com objetivo de estimular uma alimentação mais saudável, capacitando as pessoas que moram na cidade a fazer sua horta em casa. 

Construindo uma horta em ambientes pequenos

Não é porque você mora em apartamento ou vive em uma casa sem quintal que você não pode ter um pequeno jardim ou horta! Confira as dicas:

  1. Escolha vasos médios (nem tão profundos ou rasos), na quantidade de plantas que quiser cultivar.
  2. Algumas plantas conseguem coexistir com outros tipos no mesmo vaso, como o manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Já a hortelã e o trigo precisam de um vaso único para elas.
  3. Opte por vasos de plástico caso queira plantar ervas como o manjericão. Eles são bem vedados e retêm a umidade e calor com facilidade.
  4. Já os vasos de terracota são ideias para tomatinhos e outros legumes, por serem porosos e permitirem uma melhor evaporação do excesso de água (o que evita o encharcamento do vaso).
  5. Você também pode utilizar alguns materiais que tenha em casa para criar o próprio vaso, como baldes, latas, vidros e potes de plástico. Você só precisa criar pequenos buraquinhos no fundo, para possibilitar que a água escoe.
  6. Para facilitar o escoamento da água, uma boa dica é colocar pedras ou cacos de cerâmica no fundo do vasinho.
  7. No preparo da terra, é importante que você a misture com metade de um composto orgânico ou húmus de minhoca, que vão servir como vitamina para sua plantinha crescer bonita e saudável.
  8. Depois de plantado, você deve cuidar para que as mudas ou sementes cresçam. Lembre-se de aguar sempre que necessário (algumas mudas necessitam de mais água que outras; por isso, informe-se na hora em que for escolher as sementes).
  9. Coloque pedaços de telhas de barro no fundo do vaso, isso evita a planta ficar encharcada.
    Dr. Evandro Silva Pereira Costa, Engenheiro Agrônomo, do Departamento de Fitotecnia do Instituto de Agronomia da UFRRJ
    Alunos da UFRRJ

 

 

Faça o seu comentário