Leafro/UFRRJ celebra 10 anos com V Jornada 2017 no IM
24 de novembro de 2017

No cumprimento de suas funções acadêmicas e institucionais, o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – LEAFRO – enquanto Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEAFRO-NEAB-UFRRJ), realiza a V JORNADA 2017/LEAFRO 10 ANOS – Produção de Conhecimentos, Formação Política e Enfrentamento ao Racismo na Educação Brasileira. Trata-se de uma ação extensionista, composta por um conjunto de atividades acadêmicas e culturais em formatos variados que ocorrerão neste semestre, com maior concentração no mês de novembro. As Jornadas LEAFRO pressupõem um campo de possibilidades na construção de diálogos e interlocução entre diferentes sujeitos-parceiros produtores do conhecimento e da cultura, dentro e fora da universidade. O principal foco das produções é a afirmação e valorização da cultura e conhecimento sobre a população afro-brasileira.

Neste ano de 2017, a V Jornada apresenta um conjunto de atividades acadêmicas e culturais, homenageando e coroando uma década de atuação coletiva deste importante espaço de formação política, de produção e difusão do conhecimento, na luta epistemológica contra o racismo na sociedade brasileira como um todo, em particular na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Até o dia 1º de dezembro, estarão se reunindo no câmpus da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu (no Instituto Multidisciplinar), pessoas, grupos, associações, instituições de diferentes matizes que possuem como interesse comum a luta contra o racismo e qualquer outra forma ideológica de dominação com base em preconceitos e discriminações, sobretudo, a étnico-racial.

Através das jornadas e de outras ações como cursos (extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu), seminários, palestras, ciclo de debates, rodas de conversa, pesquisas e publicações, o LEAFRO busca atingir seus objetivos enquanto núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas, de produzir, incentivar e acompanhar as políticas de ação afirmativa na perspectiva preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei 9394/1996), modificada pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, notadamente o artigo 26-A, bem como pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Trata-se de um ambiente, ou espaço de pesquisas acadêmicas multi/inter/transcultural, integrado por pesquisadores (as) e grupos de pesquisas pertencentes a diferentes cores e identidades étnico-raciais, culturais, geracional, de gênero, orientação sexual, classe social, credo religioso (ou não), bem como por integrantes (ou não), de movimentos sociais negros e indígenas. Essa diversidade é uma das principais riquezas desse laboratório, que converge para um ponto em comum: A luta antirracista e contra as desigualdades étnico-raciais em todas as suas dimensões.

As ações formativas e propositivas do LEAFRO no campo dos estudos da educação para as relações étnico-raciais, da história da África, do ensino da cultura africana e afro-brasileira, e das ações afirmativas se destinam preferencialmente ao público dos profissionais da educação básica nas diferentes funções do Magistério das redes pública e privada (professores, coordenadores, gestores, técnicos, outros), juventude universitária dos vários cursos de graduação e pós-graduação da UFRRJ e de outras instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, em particular da Baixada Fluminense.

Para tanto, o LEAFRO atua em articulação e parcerias com variados grupos de pesquisas da UFRRJ e de outras instituições acadêmicas, coletivos de universitários (as) negros (as), órgãos públicos, organizações não-governamentais e movimentos sociais, em especial o movimento negro. Integra o Consórcio Nacional dos NEABs e a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) formada por uma rede nacional de aproximadamente 156 NEABs/NEABI e grupos correlatos nas diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e Ensino Médio em todo o território brasileiro.

Maiores informações sobre a programação e inscrições de trabalhos acadêmicos no website http://r1.ufrrj.br/leafroneabi/ e na página do Facebook https://www.facebook.com/Leafro-10-anos-134976793724116/

O Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO/NEAB/UFRRJ) funciona no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ câmpus Nova Iguaçu – Avenida Governador Roberto Silveira s/n° – Moquetá – Nova Iguaçu – RJ – CEP: 26020-070. Tels: (21) 2667-5678 / 2669-0817/ 2669-0105 – Ramal 149.

 

Dia 24/11 (sexta-feira)
18h às 20h: “Mídia, Política e Racismo: intervenções negras”
– Auditório IM/UFRRJ
Luciana Barreto – jornalista e apresentadora da Rede Brasil
Prof. Dr. Valter Filé – DES/IM/PPGEduc/UFRRJ
Asfilófio (Filó) – Cultner 

Dia 27/11 (segunda-feira)
17h-22h: ABERTURA OFICIAL – Auditório IM/UFRRJ

17h – Exposição Ilustres e Anônimos: personalidades negras da Baixada Fluminense – Fotógrafo Paulo Santos

17h20 – Atividade cultural 1 – Show do Grupo Só Damas

18h – Mesa oficial: Reitoria UFRRJ, PROGRAD, PROEXT, PROPPG, IM, LEAFRO

19h – Conferência Principal – Auditório IM/UFRRJ
“Produção de Conhecimentos, Formação Política e Luta Contra o Racismo na Educação Brasileira”
Professor Doutor Paulino Cardoso de Jesus – Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC / Diretor da Associação de Investigadores Negros da América Latina e Caribe – AINALC

Dia 28/11 (terça-feira)
10h-12h – Autoria feminina negra e insubordinações literárias – Auditório IM/UFRRJ
Profa. Dra. Fernanda Felisberto – tutora do PET Conexões de Saberes e profª. do Deptº de Letras do IM/UFRRJ

19h-21h – Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira: perspectivas e desafios – Auditório IM/UFRRJ
Prof. Dr. Otair Fernandes de Oliveira – Líder do Grupo de Estudo Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira (GEPCAfro/ UFRRJ). Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/ UFRRJ).
Luciane Barbosa – Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/ UFRRJ). Membro do Grupo de Estudo Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira (GEPCAfro/ UFRRJ).
Karina Monteiro de Lira – Arquiteta. Coordenadora do Grupo Interdepartamental para a Preservação do Patrimônio Cultural de Terreiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Alessandra Pereira Nzinga – Cientista Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/ UNIRIO). Membro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental des del sur (Geasur/ UNIRIO). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Africanos (LIEA/ UNIRIO). 
Luane Bento dos Santos – Cientista Social. Mestre em Relações Étnico-raciais/ CEFET-RJ e Professora de Sociologia da Rede Estadual de Educação/ SEEDUC-RJ

Dia 29/11 (quarta-feira)
14h-22h – Apresentação de trabalhos/relatos de experiências: – Auditório IM/UFRRJ 
CONFORME LISTA DE APROVAÇÃO A SER DIVULGADA

19h às 22h – Ações afirmativas na graduação e pós-graduação: demandas emergentes – Auditório IM/UFRRJ
Prof. Dr. Ahyas Siss – DES/PPGEDuc/UFRRJ

Dia 30/11 (quinta-feira)
14h-22h: 
Seminário Aprendendo com o Samba: cultura, produção de conhecimentos e diálogos possíveis – Auditório IM/UFRRJ
Prof. Doutor Otair Fernandes – DES/PPGPACS/UFRRJ 

Dia 01/12 (sexta-feira)
14h-18h: Literatura negra “história e memória nas narrativas de autores negros contemporâneos

Lançamento de livros com os autores e recital de poesias – Auditório IM/UFRRJ 
Resp. Éle Semog (CEAP) – escritor, poeta e mestrando do PPGHC/UFRJ

Dia 1/12 (sexta-feira)
19h: Homenagens aos Ilustres e Anônimos (Cerimônia de encerramento) – Auditório IM/UFRRJ 
Fotógrafo Paulo Santos e Profa. Ms. Marize Conceição (GESTAR)

ATIVIDADES AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO OU DEFINIÇÃO DE NOVA DATA

A diáspora africana e a construção das sociedades nas Américas
Prof. Doutor Amauri Mendes Pereira –DTPE/PPGEduc/UFRRJ

A reação dos afrobrasileiros: as marchas contra a o racismo religioso e pela liberdade religiosa
Profa. Dra. Joselina da Silva – DTPE/PPGEduc/UFRRJ

Modos de ver, modos de dar a ver as relações raciais
Prof. Dr. Valter Filé – DES/IM/PPGEduc/UFRRJ

Direito, Justiça e Enfrentamento ao Racismo no Brasil” (28/11 terça-feira – 14h às 17h)

Paulo Sérgio Rangel do Nascimento – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Profa Doutora Thula Rafaela de Oliveira Pires – Cursos de graduação e pós-graduação em Direito da PUC-Rio
Prof. Renato Ferreira – prof. de Direito Estácio de Sá e doutorando em Direito da UFF
Bruno Cândido – Curso de Direito IM/UFRRJ

Kizomba cultural 

Festival com as várias expressões da cultura afro-brasileira (poesias, músicas, danças, culinária, exposições, lançamento de livros, cinema/filmes, etc.)
Local: Hall dos prédios administrativos e multimídia do IM/UFRRJ

 
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ.