O V Festival de Equoterapia da UFRRJ/CAIC Paulo Dacorso Filho com o tema: “Equoterapia, Escola e Práticas Inclusivas” deseja agenciar discussões, debates e reflexões em torno dos assuntos pertinentes da questão das práticas inclusivas na escola como prática de intervenção (terapêutica, pedagógica e/ou na área de Atendimento Educacional Especializado) dentro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O Encontro incorporará temáticas sobre temas da Equoterapia, escola, práticas inclusivas e a sua articulação com diferentes áreas. Procurará ampliar o debate em diferentes campos do conhecimento na saúde, ciências humanas e agrárias por meio de discussões de concepções científicas, educacionais, políticas sobre a Equoterapia numa extensão interdisciplinar e emancipatória.

Nossos interlocutores para esse evento serão professores doutores, terapeutas e representantes de áreas distintas da Educação. O objetivo do encontro é reunir os interessados em tratar o tema acima exposto a partir de palestras e debates os desafios da Equoterapia no Brasil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O encontro será promovido pelo Centro Interdisciplinar de Equoterapia da UFRRJ. Esse projeto de extensão universitária está sendo constituído pelo Centro de Equoterapia da UFRRJ com o apoio da CAPES, PIBID, PROEXT.

PROGRAMAÇÃO

 Quarta-feira, 29/11/2017

 CAIC PAULO DACORSO FILHO

14h – Cerimonial de Inauguração da Sala de Atendimento da Equoterapia da UFRRJ

Coffee break – Hall da Saúde

15h às 16h Oficina: “O MÉTODO ABA E SUAS ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM TEA

Dinamizadora: MARCIA DANIZETT V. PIERROS. Psicóloga. Terapeuta Comportamental Cognitiva. ‎ Especializada em ABA (Applied Behavior Analysis), terapia com ênfase no tratamento de jovens e crianças autistas. 

 16h30 – PRÁTICA EQUOTERÁPICA

Local: Picadeiro do CAIC Paulo Dacorso Filho

 Quinta feira: 30/11/2017

 AUDITORIO GUSTAVO DUTRA UFRRJ (P1 – GUSTAVÃO)

08h30 às 11h30 – MESA REDONDA: “EQUOTERAPIA, ESCOLA E PRÁTICAS INCLUSIVAS”

 PALESTRANTES

PIETRO MENEZES SANCHEZ MACEDO           

(CPPE/UFRRJ – Equoterapia da UFRRJ)

Vice-Coordenador do Centro de Formação Interdisciplinar de Equoterapia da UFRRJ.

PROF. DR. ALLAN DAMASCENO

Coordenador do Curso de Pedagogia da UFRRJ.  Autor de vários artigos e livros sobre Educação Especial e Inclusiva. Líder do LEPEDI

PROFª DRª MYLENE SANTIAGO

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

11h30 – VIVÊNCIA EQUOTERÁPICA

Local: Picadeiro da Adur

COMPETIÇÃO LÚDICA EQUOTERÁPICA

VAGAS LIMITADAS, GARANTA LOGO A SUA! FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DO DTPE SALA 21.

 

Faça o seu comentário