Cinco alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/UFRRJ), receberam menções honrosas no XXXIII Congresso da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. O evento foi realizado em Campos do Jordão/SP, entre 3 e 6 de setembro. Confira, abaixo, a lista dos premiados.

Amanda da Costa Lázaro, estudante de Medicina Veterinária e aluna de iniciação científica orientada pelo professor Wellington da Silva Côrtes e pelo doutor e servidor técnico-administrativo Roberto Laureano Melo. Premiada na área de ‘Neuropsicofarmacologia’ com o trabalho “Maternal supplementation with Lactobacillus strain alters emotional behavior in Swiss mice offspring”.

Camila Hoffman da Silva Silvestre, discente de Farmácia e bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFRRJ), sob orientação do professor Emerson Lopes Olivares. Premiada na área de ‘Biologia Cardiovascular’ com o trabalho “N-acetylcysteine improves diastolic but not systolic function of the infarcted rat hearts”.

Gabriela da Rocha Teixeira, graduanda de Medicina Veterinária e aluna de iniciação científica orientada pelo docente Wellington da Silva Côrtes e pelo doutor e servidor técnico Roberto Laureano Melo. Premiada na área de ‘Neuropsicofarmacologia’ com a pesquisa “Prenatal methimazole treatment promotes long-term behavioral changes in Swiss mice offspring”.

A recém-formada em Veterinária pela UFRRJ Isabela Pinto Pires foi premiada em ‘Neuropsicofarmacologia’ pelo trabalho desenvolvido na iniciação científica, com bolsa da Faperj e orientação do professor Fábio Fagundes da Rocha. O título da pesquisa é “Evaluation of the anxiolytic and sedative actions of the hexanic extract of Schinus molle L. leaves in mice”.

Raoni da Conceição dos Santos, graduado em Educação Física (UFRRJ) e aluno de doutorado em Ciências Fisiológicas (UFRRJ), foi contemplado com a menção honrosa na apresentação do prêmio ‘Álvaro Ozorio de Almeida’, da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Orientado pelo professor Luis Carlos Reis, Raoni apresentou o trabalho “Ghrelin hyperpolarizes TRH and CRH hypothalamic paraventricular nucleus neurons”.

(Com informações do professor Emerson Lopes Olivares)