Na última semana, observamos novamente publicações nas redes sociais com incorreções sobre a atuação da Administração Central em relação à Divisão de Saúde (DS) da UFRRJ.

Há três semanas, a UFRRJ recebeu uma proposta da Secretaria de Saúde de Seropédica com o objetivo de que compartilhássemos a competência dos 11 médicos lotados na Divisão de Saúde do câmpus Seropédica  (“Postinho”) com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, recentemente inaugurada. Como contrapartida, a Prefeitura ofereceria uma bolsa de complementação salarial aos médicos.

O “Postinho” é uma unidade de atendimento de baixa complexidade, sem condições estruturais para resolver situações mais sérias. Com a UPA e com nossos profissionais especialistas nela atuando, ofereceríamos à comunidade universitária um atendimento mais amplo. Além de que a Divisão de Saúde continuaria aberta para intervenções rotineiras  e simples.  A proposta foi apresentada à direção da DS e está, no momento, sob a avaliação dos servidores do setor.

Vivemos em um contexto social de altíssima carência de serviços à população mais humilde. O município de Seropédica tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos do Rio de Janeiro. A contribuição da UFRRJ para minorar a falta de assistência médica desta população significaria, de nossa parte, lançar ações generosas e fraternas para os que mais dela necessitam. Seríamos solidários em torno de ações concretas.

Administração Central da UFRRJ

 

Faça o seu comentário