Em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19), desde o dia 23 de março, um grupo de servidores e estudantes voluntários de vários institutos e cursos, iniciou a produção de álcool 70% nos laboratórios do Instituto de Química (IQ).

Visando atender com mais regularidade o público que vem usufruindo desta produção extra de álcool e ampliar a produção para o atendimento de necessidades de mais pessoas e instituições, a UFRRJ vem a público solicitar doações de insumos para a produção de álcool 70° INPM.

Desde o começo da iniciativa, já foram produzidos centenas de litros, a partir de doações de diversos laboratórios/professores da UFRRJ. Esse volume foi e continuará sendo distribuído a diversas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, inclusive para os estudantes ainda alojados e para os não alojados, residentes em Seropédica. A iniciativa também já permitiu que a Universidade atendesse a demanda do Corpo de Bombeiros, de casas de repouso para idosos, de orfanatos municipais e dos Correios. A quantidade distribuída é sempre suficiente para uma semana.

Além de repor álcool 70 INPM para o público já atendido, a UFRRJ pretende expandir a produção para os postos de saúde e UPA do município de Seropédica e, se possível, para os municípios vizinhos.

Dessa forma, a UFRRJ solicita sua contribuição, por meio de recursos próprios, de projetos ou institucionais, para aquisição de álcool de 92 a 99%, de embalagens (de 200, 300 ou 500 ml) e outros insumos, inclusive para produção de máscaras.

No caso de doação via recursos de projetos ou recursos institucionais, temos uma lista de fornecedores com insumos disponíveis. Em caso de doação de recursos próprios, isto pode ser feito por pessoa física ou jurídica, via transferência ou depósito bancário para conta corrente específica para este fim. Para mais informações de como participar desta iniciativa, envie e-mail [email protected]

Fonte: Comunicação UFRRJ