O evento teve início às 8:30 horas e contou com a participação dos alunos do Centro Integrado de Educação Pública – CIEP 156 Doutor Albert Sabin, Alunos da Escola Municipal Gilson Silva, Alunos da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro UFRRJ, voluntários do ICMBio que realizam suas atividades no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e os Vereadores Bruno do Depósito e Professor Ivan.

O primeiro palestrante foi a professora Dra. Karina Bueno Vargas, responsável pelo projeto de Extensão da UFRRJ “Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier, que relatou o trabalho realizado por ela e pelos estagiários da UFRRJ com os alunos da rede municipal, dentro da Flona, além da falar da importância da floresta no município.

Logo a seguir os representantes das Furnas, Geraldo Espínola (biólogo), Vanessa Clare (Eng. Florestal) e Valéria Moreia (bióloga) falaram que Furnas está presente na FLONA para atender condicionantes ambientais do licenciamento de linhas de transmissão e subestação e encontrou na unidade um parceiro fundamental para construir esse atendimento. Através de projetos de compensação florestal de mata Atlântica, que somam 3 hectares com plantio de aproximadamente 7.000 indivíduos, que contribuem não só para a conservação das espécies em si como também para o fortalecimento da existência da unidade.

Já o pesquisador Jorge Nascimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) apresentou estudo e realização do Atlas de espécies ameaçadas de extinção. E falou sobre a Rã Physalaemus Soares e o peixe Notholebias Minimus que só é encontrado na Floresta Mario Xavier em Seropédica, que são duas espécimes em extinção

O Chefe da Flona Mario Xavier, Ricardo Nogueira ressaltou que este é o segundo ano que é realizado a comemoração de aniversario da floresta. Agradeceu as parcerias entre as Furnas, a UFRRJ e ICMBio. “Agradeço também a vários atores sociais, e representantes de instituição de ensino e pesquisa, escolas públicas estadual e municipal que abrilhantaram este maravilhoso evento. Agradeço também a Dra. Karina que trouxe o Projeto “Guarda Compartilhada Flona Mario Xavier” e pela realização desta festa.

A Diretora da Escola Municipal Gilson Silva, Márcia da Silva Borges Cabral a Adjunta Aline Leitão Xavier Silva. E as professoras, Alessandra, Renata e Cirlane, e os Inspetores Rodrigo e Valdirene, agradeceram a forma recebida pela equipe da Flona, ao qual participaram das palestras e teatro. “Ouvimos a belíssima história da Floresta Nacional Mário Xavier, onde os biólogos explicaram aos alunos a importância da preservação da mata, falaram sobre as espécies ameaçadas de extinção. Os alunos ficaram muito felizes ao ouvirem sobre a Rã Physalaemus Soaresi, que existe dentro da Flona Mário Xavier e sobre o peixe Notholebias Minimus. Foi uma manhã para adquirir conhecimento”. Destaca Márcia.

O Vereador Bruno do Depósito, falou que vai criar um Projeto de Lei para fortalecer o Projeto de Extensão da Guarda Compartilhada Flona Mario Xavier, criado pela professora e Dra. Karina Bueno Vargas em parceria com o ICMBio/Flona Mário Xavier. “Trabalho brilhante desta professora que está ajudando os alunos da rede municipal a conhecer melhor o meio ambiente e como preserva-lo”. Realça o Vereador Bruno.

Faça o seu comentário