Foi criado uma pagina na Internet intitulada “Meu Professor Secreto”, onde o aluno da Rural, anonimamente, relata os abusos sofridos dentro da sala de aula pelos os professores do seu curso, (física ou moralmente). (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVgx47ywqTj_O5f6QBOTq3CeK7s9mq_pgztcwdTOd-NEyoxw/viewform)

Esse tipo de ato pode ocorrer via comentários, gestos ou até por uma indiferença sistemática, mas está sempre carregado de hostilidade. Entre professor e aluno, o abuso de poder por vezes adota estratégias sofisticadas para evitar flagrantes e provoca graves consequências psicológicas ao agredido.

Este comportamento de alguns professores, trata-se de um comportamento abusivo que pretende constranger, humilhar ou isolar o alvo da agressão, causando algum dano à dignidade da vítima.

Diferentemente do bullying, entendido como um tipo de intimidação entre iguais, no assédio moral há uma relação hierárquica. Trata-se de uma violência que não é física, mas principalmente psicológica, e que deixa estragos profundos na personalidade, como depressão, medo e isolamento de alguns alunos.

Abuso psicológico, também conhecido como abuso emocional ou abuso mental, caracteriza-se quando uma pessoa submete ou expõe outra a um comportamento que pode resultar em traumas psicológicos, como ansiedade, depressão crônica, ou transtorno de estresse pós-traumático. Esse tipo de abuso é frequentemente associado a situações de desequilíbrio de poder, tais como relações abusivas, bullying, assédio moral e abuso no local de trabalho.”

Um bom profissional é aquele que sabe motivar e valorizar, ter paciência com seu aluno. Você professor precisa dar liberdade para que o aluno tenha acesso a sua pessoa. Seja amigo dele, valorize cada um pelo o que ele é, motive-o. Você vai ver como isso é gratificante. Se você e professor só pelo salário é melhor trocar de profissão, porque nunca será um bom profissional, será grosso, estupido e em vez de ensinar vai tirar a força de vontade que o aluno precisa para ser alguém na vida. Hoje em dia, é preciso que o professor seja dinâmico e busque alternativas para que os alunos prestem atenção nele. Como dinâmicas, brincadeiras, falar a mesma língua é muito importante. Pense.

Acredito que o novo Reitor da Rural vai tomar providencias a este respeito.

Veja abaixo alguns relatos dos alunos da Rural, estraidos do site “Meu Professor Secreto”

Medicina Veterinária, Educação Física e Engenharia Química lideram em quantidade de relatos

Dentro do “Ranking” de relatos, os cursos que se apresentam em maior quantidade são os de Medicina Veterinária, Educação Física e Engenharia Química, respectivamente. Parte expressiva dos relatos apresenta características como: Comentários machistas, sexistas e até mesmo de cunho homofóbico e humilhação. Confira alguns deles:

Além destas queixas existem mais no site dos alunos da Rural

 

 

 

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Comentários