A Equoterapia foi iniciada em Seropédica no incio de 2013, e foi formada por uma equipe de profissionais de saúde, educação e equitação para o trabalho reabilitacional, educativo e terapêutico de pessoas com diferentes tipos de deficiências, transtornos do desenvolvimento, síndromes ou problemas de aprendizagem.

O Professor de Equoterapia e de Educação Física da UFRRJ José Ricardo da Silva Ramos, criador do projeto, falou da dificuldade na realização da Equoterapia com as crianças especiais. José Ricardo lembrou que esse trabalho já vinha sendo realiado desde o inicio no CAIC Paulo Dacorso Filho todas as quintas-feiras.

“Para atender mais crianças especias o necessitamos de apoio do poder público, com profissionais de saude e de educação fisica que podem ser treinado por nós.  Além do atendimento, a Equoterapia da UFRRJ pretende oferecer cursos de formação em Equoterapia para os profissionais da saúde e educação com a orientação dos Professores Doutores do Curso de Veterinária, Zootecnia, Psicologia, Educação Física, Engenharia Agronômica e Pedagogia da UFRRJ”. Destaca José Ricardo.

“O Centro Interdisciplinar da UFRRJ começou a partir de numa ação interinstitutos (IE, IZ, IV e IT) da universidade e vem se constituindo na instituição desde o ano de 2013 com recursos da FAPERJ e estabeleceu um patrimônio equoterápico qualificado para um Centro de Equoterapia de excelência. Temos: Carruagem Imperial; Carreta para transporte de cavalos; Selas, mantas e cilhas equoterápica; Cinco cavalos treinados para a Prática equoterápica; Quatro salas para conservar o material de limpeza, ferrageamento, alimentação e saúde do cavalo; Dois galpões para o atendimento equoterápico; Uma sala de recursos no CAIC Paulo Dacorso Filho; Abundante material pedagógico e didático para a criança especial” destaca.

Faça o seu comentário