Vem aí, a Festa dos Trabalhadores em Seropédica
20 de abril de 2018

No Dia Internacional dos Trabalhadores, 1º de Maio, a Prefeitura de Seropédica organiza a tradicional festa em homenagem ao trabalhador, serão cinco dias de alegria e com uma variedade de atrações, o evento vai iniciar dia 27 de abril e terminara dia 1º de Maio.

Para os filhos dos trabalhadores, foi montado um Parque de diversões ao lado do posto de Saúde, Dr. Jose Bueno Lopes. Será montado uma área de gastronomia, com Barraquinhas de alimentação e de bebidas. Vai haver atrações locais e DJs Convidados. A festa é organizada pela Secretaria de Comunicação, Turismo e Eventos.

Confira a programação da Festa do Trabalhador:

27/04 – Waguinho

28/04 – Xande

29/04 – 22 Minutos

30/04 – Os Hawaianos

01/05 – Elymar Santos

História
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos.

Cartaz russo, alusivo ao dia 1º de maio:Trabalhadores não têm nada a perder, a não ser suas correntes … (1919).
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos. No dia 3 de maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de três manifestantes. No dia seguinte, 4 de maio, uma nova manifestação foi organizada, em protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos contra os policiais que tentavam dispersar os manifestantes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão. A explosão do artefato e o tiroteio que se seguiu resultaram na morte de sete policiais e pelo menos quatro civis, além de ferir vários outros. Na sequência, cinco sindicalistas foram condenados à morte e três condenados à prisão perpétua. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pela jornada de 8 horas de trabalho. A data escolhida foi o primeiro dia de maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1º de maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serviu para reforçar o significado da data como um dia de luta dos trabalhadores. Meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratificou a jornada de 8 horas e proclamou feriado o dia 1º de maio daquele ano. Em 1920 a União Soviética adotou o 1º de maio como feriado nacional, e hoje este exemplo é seguido por muitos outros países.

Até hoje, o governo dos Estados Unidos se nega a reconhecer o 1º de maio como o Dia do Trabalhador. Em 1890, a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a redução da jornada de trabalho – de 16 horas para 8 horas diárias.

WAGUINHO