A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios em parceria com a UFRRJ, Embrapa, Flona Mario Xavier ICMBio, comemoraram a Semana Mundial do Meio Ambiente com distribuição de mudas de árvores nativas, frutíferas, aromáticas e plantas medicinais, na Praça Nildo Romano, centro do município.

O evento teve início às 8:00 horas, e grande número de pessoas estiveram presentes para escolher uma muda de planta que vinha acondicionado em sacos plásticos. Além da distribuição, alunos de Engenharia Florestal da Universidade Rural (PET), faziam esclarecimento sobre a utilidade de cada muda oferecida e distribuía folhetos explicativos.

O Secretário de Meio Ambiente e Agronegócios, Eleandro Walverde, disse: “A ideia foi concentrar a maior variedade de temas e informações em um só lugar, e o resultado é o envolvimento de diversas instituições de Seropédica como a UFRRJ, Embrapa, Flora JR da Rural, a Flona Mario Xavier e representantes da sociedade civil”. Destaca o Secretário.

O Vice-prefeito Amaurildo esteve presente e levou uma muda de Araçá, um tipo de goiabinha, muito deliciosa. “A iniciativa é muito importante para a população terem consciência do bem maior que estão fazendo pela natureza e pela cidade. Nossa Cidade tem de ser bastante arborizada, assim saberemos que nossos filhos e netos vão desfrutar de um mundo mais ecológico”. Comemora Amaurildo.

“As mudas mais procuradas, foram as de ervas medicinais e aromáticas. “Essas mudas podem ser plantadas em espaços menores, até mesmo em vasos e floreiras”, explicou a aluna da Rural. Já as mudas de plantas e árvores de grande porte, o ideal é plantá-las em locais abertos, como chácaras, margens de cursos d’água ou quintais”. PET

Semana Mundial do Meio Ambiente gera reflexão e celebração

Semana Mundial do Meio Ambiente foi instituída em junho de 1972 pela  ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia.

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano contou com a presença de chefes de 113 países e de 400 instituições.

Discussão acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante o encontro – que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo – foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta:

Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país tem em construir um arcabouço legal próprio voltado para a preservação.

Então, foi incorporada à Constituição da República Federativa do Brasil de 27 de maio de 1981, a diretriz que dedica um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.

Destacamos o seu artigo 225:

“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

No Brasil, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida em 1981, através do decreto 86.028 que tem como finalidade aumentar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio brasileiro.

A Ius Natura, pioneira em gerenciamento de requisitos legais ambientais no Brasil, comemora mais uma vez junto com você esta importante data. Publicaremos, durante esta semana artigos, notícias e curiosidades sobre o tema. Fique por dentro e acompanhe a Ius Natura no Facebook e no Linkedin.

Faça o seu comentário