A Prefeitura de Seropédica tem uma equipe especializada na recuperação e revitalização de cadeiras e mesas escolares.

Desde que inicio da gestão da Secretária de Educação, Sonia Oliveira de Souza, foi realizado um levantamento de todo patrimônio da educação. No levantamento foi verificado que existia um galpão com milhares de equipamentos com defeitos, entre computadores, ventiladores, geladeiras, como também cadeiras e mesas de sala de aula.

Muitos destes patrimônios poderiam ser recuperados, alguns não valia a pena consertar porque o custo do conserto ficaria mais caro do que adquirir equipamentos novos, como é o caso de ventiladores.

A Secretária de Educação Sonia, solicitou a Secretaria de Serviços Públicos que vissem a possibilidade na recuperação dos equipamentos que estavam depositados nos galpões. O custo do reparo ficaria muito barato porque usaria a mão de obra dos funcionários da Prefeitura.

“Temos de valorizar o que é nosso, um bem coletivo. Nos sentimos agentes de transformação, isso nos causou um bem enorme, a cadeira é parte do patrimônio da escola e do município. Com a reforma, diminuímos o gasto na compra de novas cadeiras e com isso poderemos investir o dinheiro na melhoria das escolas, isso é comprometimento social com a sustentabilidade.”