Colégio Estadual Barão de Tefé de Seropédica sob Direção da Professora Marcia de Paiva, realizou nesta quinta-feira (26) a sua 1º Feira de Ciências.

O evento foi realizado na quadra de esportes do colégio, onde as 12 turmas do turno manhã e tarde desenvolveram projetos relacionados às disciplinas de física, química e biologia. Os trabalhos foram auxiliados pelos professores: Débora (Física), Luíza (Física) Ionice (Biologia), Cátia (Biologia), Diógenes (Química) e Patrícia (Química).

O tema central foi meio ambiente onde os alunos apresentaram através de experimentos, maquetes e cartazes, os trabalhos desenvolvidos, de forma dinâmica, objetiva e contextualizada, demonstrando os conhecimentos adquiridos no processo de construção do projeto. Os trabalhos na disciplina de Física foram: Energia mecânica, Astronomia, Espectro Solar e Efeito Estufa – benefícios e malefícios, Espectro Solar e as cores do Meio Ambiente, Olho humano – Defeitos da visão e suas correções.

Na disciplina de biologia foram: Sequestro de carbono/fotossíntese, Sucessão ecológica/queimadas/desmatamentos, Poluição ambiental global, Desequilíbrio ambiental como fator para epidemias (ex. dengue, febre amarela).

Além disso foi demonstrado a utilização de óleo para confecção de sabão/degradação de materiais na natureza,  Terrário/ecossistemas em equilíbrio, Ciclo da água, do carbono e do oxigênio, Reciclagem, Reaproveitamento de material, Termelétrica abastecida com gás de aterro sanitário, Teoria do Big Bang, Sustentabilidade dos alimentos, Célula vegetal e animal, Vasos condutores (vegetal), Cadeia alimentar e microscopia com a equipe do PIBID.

Na disciplina de química foram: A História da Tabela periódica até a atual, Elementos representativos, de transição e de transição interna,

Os elementos químicos no nosso cotidiano: O hidrogênio usado como combustível. (a água uma nova forma de energia). Energia nuclear, Petróleo, Chuva Ácida. Diferenças entre lixão e aterro sanitário, Uso de agrotóxicos, Energia Fotovoltaica, Combustão e Biodigestor.

A Diretora Marcia de Paiva disse: “A construção de um experimento cientifico envolve, pesquisa, dialogo entre nossos professores com nossos alunos. Em busca de soluções nossos estudantes desenvolvem a sua criatividade, e assim descobrem seus talentos. Por causa disso realizamos nossa 1º Feira de ciências de muitas que virão, que se torna uma ótima ferramenta de aprendizado”. Comemora Marcia.

Sala onde foi montado o projeto sobre poluição

Utilização de óleo usado para fazer sabão

Faça o seu comentário