A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública está investindo na organização do Trânsito do município, e para tanto vai precisar do apoio da população.

O Prefeito Professor Lucas, tem buscado através de seus secretários projetos que visam o crescimento ordenado e sustentável do município. Com isso seus secretários estão criando vários projetos organizando a cidade principalmente na mobilidade urbana. Um dos principais projetos visa melhoria do transito da cidade.

De acordo com o CTB cabe à esfera municipal a fiscalização de trânsito, autuando e aplicando as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada. É também do município a função de promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

O Projeto “Um Novo Trânsito é Agora” vai trazer mais segurança aos munícipes, que circulam por toda cidade. O Secretário de Segurança e Ordem Pública, Anderson Medeiros, esta demarcando toda cidade, tanto na acessibilidade, como na identificação de estacionamento para Idosos e Cadeirantes: “Desde janeiro estamos trabalhando nestes procedimentos para organização do Trânsito. Alguns pré-requisitos estabelecidos já estão em fase final: Convênio com Detran, Capacitação da Guarda, Sinalização da cidade, criação da Jari e da Cadep. Isto tudo vai trazer organização do transito melhorando a mobilidade urbana”. Destaca Anderson Medeiros.

Na primeira etapa vai ser feito a Campanha de Conscientização de Trânsito, evitando estacionar em mão dupla, nas calçadas, em áreas prioritárias, e mostrando a população dos riscos que a conduta imprudente no trânsito pode trazer para suas vidas.

Na segunda Etapa será feito Multas Educativas

Na terceira etapa do projeto serão aplicadas multas Punitivas

O Código de Trânsito Brasileiro é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.