O VII Fórum de Secretários de Trabalho da Baixada Fluminense foi realizado nesta última terça-feira (14) no município de Paracambi e contou com a presença da Prefeita Lucimar Cristina da Silva Ferreira. O objetivo do evento é facilitar a troca de experiências entre as secretarias e criar um colegiado com representantes das prefeituras para a elaboração de propostas de geração de emprego e renda nas cidades.

O Secretário de Trabalho e Renda de Seropédica, Professor Nelson Matos, que é um dos membros do Fórum, tem buscando junto aos outros representantes de outros municípios da Baixada, uma solução em comum para qualificação e requalificação dos trabalhadores de cada município envolvidos neste Fórum. “As empresas estão chegando no município, e a maioria da mão de obra municipal não tem qualificação para as vagas oferecidas. Muitas das vagas não foram preenchidas por falta de qualificação profissional dos que procuravam trabalho. O Prefeito Professor Lucas preocupado com isso tem buscado junto aos governos estadual e federal cursos profissionalizantes para que possamos oferecer em breve”.

“Outro problema encontrado e a falta de estudo de muitas pessoas, a maioria das empresas exigem o ensino médio o antigo 2º Grau. Os estudos estão cada vez mais indispensáveis para a nossa vida pessoal e para o trabalho. Quem estuda tem mais oportunidade e escolhas, tanto na vida, como no trabalho, pois tem capacidade daquilo em que se formou e sem estudo a tendência é ficar para trás na sociedade. Existem muitas oportunidades para estudar online e tirar seu diploma gratuitamente, um exemplo disso é a EJA”. Destaca Nelson Matos.