A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Seropédica e o Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro (CTUR), estiveram reunidos nesta última quinta-feira (23/09) para alinhamento de parceria com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional aos desempregados do município.

Esta parceria começou a ser discutida no dia 17 de agôsto passado, a pedido do Prefeito Professor Lucas, e neste dia houve uma Audiência no Ministério de Educação, com o Ministro Milton Ribeiro, onde participaram o Magnífico Reitor da UFRRJ, Professor Roberto de Souza Rodrigues, o Deputado Federal Otoni de Paula, o representante do CTUR Dr. Wagner, e o Secretário de Trabalho e Renda de Seropédica Nelson Matos.

Nesta reunião foi discutido uma forma de haver uma parceria entre a Prefeitura de Seropédica, UFRRJ e CTUR, para qualificação e requalificação da mão de obra local para atender os desafios que se apresentam.

Na oportunidade o Secretário Nelson Matos que também é professor de profissão esclareceu que o CTUR é um dos melhores Colégios Técnicos do Brasil, e vem trabalhando na formação profissional dos jovens para o mercado de trabalho.

O Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Nelson Matos, disse que as empresas estão chegando em Seropédica, e a maioria das pessoas que buscam emprego não estão qualificadas para as vagas oferecidas. “Nós estamos buscando junto ao CTUR uma forma para profissionalizar os moradores do município. As empresas precisam de mão de obra qualificada, e como não acha aqui, acabam empregando pessoas de outras cidades. E agora com a viabilidade desta parceria com o CTUR, estaremos conseguindo qualificar a mão de obra. A princípio estaremos oferecendo cursos de operador de retroescavadeira e de jardinagem, e conforme a demanda das empresas estaremos oferecendo outros cursos”. Destaca Nelson.

Participaram da reunião desta quinta-feira (23), Nelson Matos, Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Roberta Rufino e Luciana Fraga, Diretoras da Casa do Trabalhador da SMTE, Wagner Delgado, Engenheiro civil (CTUR) Hugo Hermsdorff, Engenheiro agrônomo (CTUR), Thiago Trindade, Professor (CTUR), Maria do Socorro Guedes Freitas Durigon, Vice-Diretora do CTUR e Letícia Campos de Farias, Secretária Executiva do CTUR.