A Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Seropédica promoveu uma parceria com a UFRRJ através da Subsecretaria da Cultura com a proposta é promover mais uma inserção cultural para os moradores de Seropédica, por meio da II Mostra Artística: “CoAr em Movimento. Logo no inicio da inauguração da II Mostra Artística o Violinista e Professor de Musica, Lucas Felix, fez uma apresentação impecável sobre seu trabalho ”

A Subsecretaria da Cultura Nádia Alvarez estava radiante por esta parceria e disse:”Esta sendo uma noite muito especial para o Centro Cultural de Seropédica (CCS). Conseguimos reunir amigos, artistas locais e de fora, professores e intelectuais, para nossa primeira Vernissage. Aproveitamos a oportunidade, para,em outros espaços do Centro Cultural, expor parte de nossos trabalhos, através de uma pequena mostra dos nossos figurinos. Esta muito bonito! Tudo isso só é possível pela confiança,apoio e incentivo à minha gestão na Sub-secretaria de Cultura,pela Secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni. Agradeço, em meu nome e em nome da Secretária Lucia Baroni e do Prefeito Martinazzo, as mensagens com palavras de carinho e incentivo. Aproveito a oportunidade para renovar o convite à toda população de Seropédica, de todas as idades, para conhecer nosso espaço e todas as nossas atividades, no CCS e também, para poderem apreciar essa belíssima exposição, que é a ” II Mostra Artística: CoAr em Movimento” aberto de segunda a sexta de 8 as 17h. A Arte e a cultura ocupam um belo espaço aqui em Seropédica ! Conhecer a arte que é praticada pela nossa cidade, é fundamental para construirmos a nossa própria identidade! Obrigada Priscila Marcondes e o Grupo CoaR pela BELA parceria” comemora Nádia.

Priscila Marcondes, Curadora do Projeto “CoAr em Movimento” da uma entrevista ao Seropédica online:

Quem é você, e o que faz?

“Meu nome é Priscila Marcondes da Silva, utilizo meu nome artístico como Priscila Marcondes, sou a curadora e produtora cultural dessa exposição II Mostra Artística: CoAr em Movimento e também artista plástica integrante do grupo CoAr.Também sou professora de Artes e restauradora em formação.

Nasci em Barra Mansa e me mudei para a cidade de Seropédica em 2000, desde lá eu com meus 7 anos de idade já sentia muita falta dos movimentos culturais aqui em Seropédica, uma vez que eu já estava no meio artístico por meio da dança; mas os anos passaram uma professora muito especial do colégio IZ, chamada Laiza – professora de Artes – em uma das aulas despertou minha vocação artística, e foi lá que tudo começou, na quinta série do Ensino Fundamental.

Já no ano de 2011 passei para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o curso de Licenciatura em Belas Artes. A princípio não tinha muito interesse em ser professora, mas viver e produzir Arte. Porém no ano seguinte em 2012, fui selecionada para entrar no projeto PIBID de Belas Artes, que se trata de uma iniciação à docência. Foi nesse projeto que outra vocação foi despertada, durante realização de oficinas e projetos meus orientadores Luciana Diláscio, Bruno Vieira e Arthur Vale (todos professores de Belas Artes) me atentaram a importância da arte-educação em nossa sociedade, li autores como Ana Mae Barbosa – grande educadora de Arte – e não pude deixar que não fosse tocado em mim essa questão de se passar à frente o aprendizado, para que a cultura possa permanecer viva em nós, além de produzir”.

Como surgiu o Grupo CoAR?

Priscila: “O grupo CoAr Surgiu da seguinte maneira: A vontade de produzir uma forma de arte que acompanha a humanidade desde seus primórdios, impulsionou alguns discentes do curso de Licenciatura em Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a formar um coletivo artístico. O CoAr surge então em 2011, torna-se grupo vinculado à pró reitoria de extensão em 2013 e tem como objetivo de produzir e desenvolver projetos artísticos das mais variadas técnicas, realizando atividades nas áreas de pintura, escultura, intervenções, experimentos com arte e tecnologia, divulgação científica e curadoria.

Assim estamos em nossa segunda maior exposição de Arte, pois já realizamos várias outras exposições, seminários, oficinas entre outros desde de 2011.

A II Mostra Artística: CoAr em Movimento é uma a primeira de muitas futuras parcerias com o Centro Cultural de Seropédica; a exposição se trata de obras produzidas no ateliê do grupo CoAr, onde temos como objetivo a divulgação dos Artistas Plásticos integrantes.

Buscamos também junto a Subsecretária Nádia, a promover ainda mais a divulgação da Centro Cultural e suas oficinas oferecidas a comunidade, que Seropédica possa novamente lembrar que dispõe de um ótimo Centro Cultural que está aberto a recebe-los, com mais uma atração artística a exposição cultua a formação visual plástica e cultural de todos os visitantes” destaca Priscila.

Exposição:

 Equipe

Curadoria: Priscila Marcondes

Monitores: Carla Andressa, Caio César, João Vitor e Lucas Santos.

Conservador e Restaurador: Thalles Yvison

Design Gráfico: Nilton Teodoro

Editora de Imagem: Bianca Maranhão

Expositores:

  1. Aline Cozta
  2. Bianca Maranhão
  3. Eliéser de Oliveira
  4. Geraldo Moreira
  5. Isabella Paulino
  6. Luciana Ottoni
  7. Luiz Antônio
  8. Nilton Teodoro
  9. Priscila Marcondes
  10. Rafael Grillo
  11. Renê Gomes
  12. Rosemere Nassil
  13. Thalles Yvson
  14. Vitor Hara

O projeto alcança todos os elementos que envolvem uma exposição de arte, entre eles: Curadoria, Artistas, Obras, Comunicação e visualidade, Vernissage, e também o campo educacional, onde projeto oferece anteriormente material expositivo para professores – do Ensino Fundamental e Médio –  que desejam levar seus alunos uma visita guiada.

Para os alunos da Graduação de Belas Arte da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também interessados de outros Cursos, o projeto oferece uma espécie de estágio, onde receberam treinamento para Curadoria e participaram de todo o processo que compete o curador dentro de uma exposição de arte.

Proposta da exposição

A visão artística da exposição. É proporcionar um novo olhar para a figuração. A diversidade de técnicas e matérias aliada a uma forma consolidada de desenvolver o desenho, a pintura e a escultura é o ponto de convergência entre o novo e o tradicional.

Entre a vontade dos artistas de se expressarem e a sensibilidade do expectador. O tema que norteia a exposição, a figura humana, proporciona um gama de possibilidades de interpretações e cores que mostra nossa diversidade cultural.

Colaboradores

Agradecemos em especial a grande parceira com o Centro Cultural de Seropédica e a Subsecretária Nádia Alvarez Miranda; e toda a secretaria de educação.

Ao apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, à Pró Reitoria de Extensão e a Galeria Baptista da Costa tendo como representante seu Coordenador Fábio Macedo, Professor do curso de Licenciatura em Belas Artes. À coordenação do curso de Belas Artes, coordenadora Marisa Vales.

Em especial ao nosso Patrocinador Papelaria Gizemax, onde além ter disponibilizado de orçamento para o evento da vernissage de abertura da exposição, também fizemos uma parceria onde criamos uma carteirinha VIP para todos os alunos regulamente matriculados no curso de Licenciatura em Belas Artes onde terão 10% de desconto nas compras da loja.

Anúncio

A exposição ficará aberta para visitação de 5 de Setembro à 5 de Outubro no Centro Cultural de Seropédica de segunda à sexta de 8:00 às 17:00 horas.

Para agendamento de visitas guiadas com grupos ou escolas, agendar diretamente com o Centro Cultural de Seropédica.

Em breve lançamento do catálogo da exposição II Mostra Artística: CoAr em Movimento, com preço acessível a comunidade.

As carteirinhas VIPs devem ser retiradas com os monitores da exposição no Centro Cultural de Seropédica, com o envio anterior dos dados necessários: Foto ¾ , matrícula do curso e nome completo para o email [email protected] .

Para contato para curadoria e produção cultural – Priscila Marcondes – telefone: (21) 96872-1836, email [email protected] e para conhecer o projeto e encomendas de Obras CoAr telefone: (21) 98712-1839 email: [email protected]

DSC_0014
Priscila Marcondes, Curadora

DSC_0060DSC_0033 DSC_0001 DSC_0002 DSC_0003 DSC_0004 DSC_0005 DSC_0006 DSC_0007 DSC_0008 DSC_0009 DSC_0010 DSC_0011 DSC_0012 DSC_0013 DSC_0015 DSC_0016 DSC_0017 DSC_0018 DSC_0020 DSC_0021 DSC_0022 DSC_0023 DSC_0024 DSC_0025 DSC_0027 DSC_0028 DSC_0029 DSC_0030 DSC_0031 DSC_0032 DSC_0026 DSC_0033 DSC_0036 DSC_0039 DSC_0041 DSC_0042 DSC_0043 DSC_0044 DSC_0046 DSC_0048 DSC_0049 DSC_0050 DSC_0053 DSC_0055 DSC_0057 DSC_0058

 

Faça o seu comentário