Professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Seropédica participaram nesta quarta-feira (5/7), de um curso de formação sobre a Prova Brasil, avaliação do Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino básico (Ideb) no país a partir de testes padronizados. As provas serão realizadas nos dias 26 de outubro a 3 de Novembro, esclarece a Diretora de Ensino, Selma Gomes.

A prova Brasil é Destinado aos educadores do 5º e 9º ano (4ª e 8ª séries) e estão sendo ministrado para professores da Língua Portuguesa e de Matemática. A primeira etapa está sendo feita hoje com professores do 9º ano de língua portuguesa, sexta-feira será com professores do 5º ano Português e na segunda 5º ano matemática.

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

Responsável pelo curso de Português, a Coordenadora de Educação de Língua Portuguesa Marta Ribeiro de Paiva, explica a importância da iniciativa. “Nossa proposta é incentivar a implantação em sala de aula para treinar o aluno desde sempre e com antecedência no Prova Brasil”, justificou Marta.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sonia Oliveira de Souza, disse que as metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. “Estamos trabalhando para obter ótimos resultados com nossos alunos. As professoras estão sendo treinadas de que forma que transmita seu aprendizado a toda rede escolar e com isso obteremos bons resultados” Destaca a Secretária Sônia.

Faça o seu comentário