O Projeto Guarda Compartilhada da Flona Mário Xavier divulgado no aniversário de 32 anos da Flona Mário Xavier em outubro, teve algumas dificuldades para começar atender as escolas do município pela falta de transporte para levar as crianças da escola para a Flona MX.

Para facilitar esse processo decidiu-se iniciar as atividades socioambientais ofertadas pelo projeto aos alunos da Escola Municipal Promotor de Justiça Dr Andre Luiz M. M. Peres. A primeira visita se deu nesta quarta-feira (14), das 9 às 11 horas na unidade, sendo introduzido aos alunos no Centro de Vivência Jair Costa (sede da Flona) o conceito de Unidade de Conservação e Flona, afim de que os alunos compreendam que o antigo Horto, como ainda muito é conhecido, trata-se de uma área verde protegida por lei, e que por ser classificada como de uso sustentável é permitida a visitação, pesquisa e o manejo florestal.

Somente um dos alunos do grupo relataram conhecer a Flona, isso reflete o que a professora Dra. Karine Bueno Vargas já havia identificado de maneira informal com os moradores de Seropédica, que a população desconhece desta área no município ou não possui identidade cultural com a mesma, não sabendo qual a sua real função, que é a conservação de um complexo ecossistema.

A Flona MX diferente de muitas unidades de conservação é uma floresta plantada, sendo menos de 20% das espécies nativas da Mata Atlântica, porém a importância dessa área verde não deve ser descartada por isso, já que se formou uma floresta secundária a qual abriga uma rica biodiversidade, entre elas espécies endêmicas.

Após a introdução da temática foi realizada a Trilha do Triangulo com os alunos, a qual foi mapeada, e dinamizada com pontos de interesse ambiental pelos alunos do Departamento de Geografia da Rural, coordenados pela professora Karine, a qual possui um roteiro biogeográfico a ser seguido.

Ainda os universitários explicam cada ponto de interesse da trilha, atuando como monitores da trilha, fato que possui extrema relevância para a capacitação profissional dos acadêmicos, já que muitos serão futuros professores. O interesse e entusiasmo dos alunos da Escola Municipal Promotor de Justiça Dr Andre Luiz M. M. Peres por toda a atividade foi visível, diante ao bom comportamento e ao número de perguntas feitas aos monitores e a professora, os quais relataram ter gostado muito de conhecer esse espaço verde do município de Seropédica.

Quem tiver interesse de conhecer a Flona Mário Xavier, ela fica no km 51, na BR 465, e seu horário de funcionamento é das 8 às 17 h , de segunda a sexta, sendo um ótimo local para a prática de atividades físicas e observação da natureza, mas lembrem-se esse ambiente precisa de cuidado e carinho da população, e o projeto Guarda Compartilhada pretende trazer a população a ideia de responsabilidade coletiva levando conhecimento ambiental aos moradores do município.

Esse ano ainda terão 4 encontros na Flona diante ao fim do período letivo, mas 2019 será um ano de muito trabalho para os integrantes do Projeto Guarda Compartilhada, já que pretendem atender todas as escolas do município.

Faça o seu comentário