A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou nesta quarta-feira (27), um simulado da Prova Brasil para avaliar o rendimento dos alunos do 5º ao 9º ano em toda rede escolar.

Nos testes aplicados no (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes responderam a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

O Site Seropédica Online acompanhou os testes realizados nas Escolas Panaro Figueira, Pastor Gerson e Promotor de Justiça. No Panaro figueira foi realizado o simulado em 217 alunos do 9º ano. Conversei com alguns alunos sobre a prova que estava sendo aplicada. O aluno Jorge Luiz do 9º ano falou que o simulado aplicado, foi tudo aquilo que ele aprendeu desde o início do ano, e que algumas questões que ele não respondeu, foi por esquecimento. “Agora eu poderei voltar a perguntar ao professor o que eu esqueci, e também vou reler a matéria para não esquecer mais, vou tirar nota máxima quando for fazer a Prova Brasil” Comenta o aluno.

A partir deste simulado, os professores poderão avaliar onde o aluno aprendeu menos e voltar a ensinar aquela matéria. Ao mesmo tempo a Secretaria de Educação irá avaliar a atuação do professor na sala de aula, e ver qual o apoio que ele precisa para fazer capacitação. A Secretária de Educação Sra. Sônia Oliveira de Souza, tem procurado capacitar os professores para dar melhor rendimento na sala de aula.  

“Alunos e professores precisam saber exatamente quais são os planos para as aulas e, por isso, é muito importante manter um diálogo em aberto. Assim, sempre que o professor passar uma atividade tem de investir em dar explicações detalhadas, para que os estudantes não tenham dúvidas no momento de execução da tarefa” destaca.

Perguntei se a comida estava gostosa, olha resposta

Na Escola Municipal Panaro Figueira fui ver de perto o lanche servido aos alunos, e fiz questão de fotografar. No menu tinha ovo mexido, isca de fígado, purê de Abobora, arroz e feijão, na sobremesa foi servido maça. Perguntei para os alunos se a comida estava gostosa, alguns alunos falaram que iam repetir.

FOTOS DO SIMULADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, PANARO FIGUEIRA, PASTOR GERSON E PROMOTOR DE JUSTIÇA

 

Faça o seu comentário