Criatividade e ludicidade marcam a culminância de Arte das Escolas Municipais, Panaro Figueira e Olavo Bilac.

A Semana de Arte na Escola (SAE) é um evento anual promovido pela Coordenação Pedagógica e docentes de Arte do município de Seropédica, visando propiciar a escola um momento de apreciação das Artes Plásticas e Visuais. Em 2018, a SAE está acontecendo em agosto, entre os dias 13 a 17/08.

Os trabalhos são todos de autoria dos próprios alunos (6o ao 9o ano), os quais são organizados e apresentados ao público escolar em forma de exposição, que ocorre individualmente em cada unidade.

Encontrar trabalhos de Arte nas escolas é algo comum, no entanto, a Coordenadora Pedagógica de Arte, professora Stephanie Solrac, acredita que promover uma amostra de Artes Visuais no âmbito escolar faz muita diferença para a vivência dos alunos, assim como dos professores envolvidos.

A Coordenadora também ambiciona que sua equipe de professores de Arte sejam referência para a disciplina, e para isso, a mesma está divulgando os trabalhos dos docentes no site de Arte de Seropédica, fazendo com que sejam inspiração para outros Arte-educadores que visam explorar suas possibilidades dentro de sala de aula.

Nesta terça-feira (14), o Seropédica Online, acompanhou os trabalhos nas Escolas, Olavo Bilac e Panaro Figueira. 

As professoras de Arte Maria Fernanda Pereira Boga e Graciana Pereira de Almeida da Escola Municipal Panaro Figueira disseram: “Nós sempre estamos em reunião para desenvolver projetos de Arte para o ano letivo. Nós procuramos sempre estar dialogando com nossos alunos, assim criamos um laço de amizade que ajuda muito no aprendizado. Nas aulas de Arte Visual, isso sempre chama atenção de nossos alunos, são trabalhos práticos que desenvolvem a relação afetiva entre o professor e o aluno, assim conseguimos com mais facilidade desenvolver estes projetos. Aconselhamos sempre que os alunos estejam em contato com o professor, porque as vezes ele tem alguma habilidade artística e acaba desenvolvendo, com apoio do professor”. 

A Diretora da Escola Municipal Olavo Bilac, Daniele Guimarães de Paula Azevedo, estava encantada com os trabalhos realizados pelos alunos. “Este trabalho envolveu cerca de 450 alunos da 6º a 9º ano, e mostrou que alguns alunos têm facilidade em trabalhos manuais. Nossa escola tem quatro professoras de Arte: Maria Angélica Ribeiro Araújo, Maria da Guia Oliveira dos Santos, Lívia Ribeiro loureiro e Rosilene Amorim Tunala, que vem buscando ensinar nossas crianças com muito carinho. Essa iniciativa possibilita um aprendizado sobre a cultura em que os alunos vivem de forma muito lúdica. Além disso, eles lidam com várias formas de atividade, o que é também muito válido”. Destaca Daniele.