Foi realizado nesta sexta-feira (8), segunda parte da Jornada Pedagógica, com o Tema “Desafios e Possibilidades para o Sucesso Escolar”, a palestra foi realizada para professores DOC, diurno e EJA, no Anfiteatro Gustavo Dutra, da UFRRJ.

O professor de Educação Musical, Thiago Pereira, da Escola Municipal Panaro Figueira, foi o Mestre de Cerimonia do evento. Logo no inicio foi montado a mesa de honra com a participação da Subsecretária de Educação Dirce Maria de Oliveira Santos, a Diretora de Ensino Laura Ferreira dos Santos Freire, a responsável pela supervisão de Educação, Jussara Castilho, e a Palestrante Debora Dias Gomes. 

O evento teve início às 9:00 horas, com apresentação dos alunos da E. M. Panaro Figueira: Encontro Lúdico com nossas Raízes Culturais. Logo após o professor de música, Thiago Pereira, acompanhado de seu violão, canta duas musicas que foi muito aplaudido.

A seguir a Subsecretária de Educação, Dirce Maria de Oliveira Santos, agradece a presença de todos, e comunica que a Secretária de Educação Sonia, não pode estar presente por motivos de saúde de um membro de sua família. E apresenta a palestrante Debora, e fala sobre sua trajetória, elogiando seu trabalho realizado em prol da educação.

Assim que a mesa é desfeita, a Palestrante Debora, relata o que incentivou a ser professora, e conta uma parte de sua vida no enriquecimento de seu aprendizado. Debora fala sobre Motivação: “Um professor motivado, pode fazer a revolução na Aprendizagem de seus alunos”. Motivação é uma questão complexa. Se buscarmos a etimologia da palavra chegamos à conclusão de que é um processo interno no qual há um motivo para a ação. O que é? De onde ela vem? Há muitas formas de definir o que é motivação, podemos dizer que é uma força interna que estimula o comportamento das pessoas e as leva a agir de determinada maneira.

É uma energia que nos impele a exercer um alto nível de esforço, superar limites e buscar um objetivo diligentemente, fazendo o que é necessário para atingi-lo de uma maneira persistente. A motivação varia de pessoa pra pessoa e também varia numa mesma pessoa ao longo do tempo, dependendo das situações e circunstâncias. Geralmente o interesse e alegria fazem parte deste processo e o próprio objetivo nos inspira e nos transforma. E ao longo do dia houve vários debates, sobre vários temas.

 

 

Faça o seu comentário