Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realiza peças teatrais em praças públicas

No último domingo, 28 de agosto, a Prefeitura de Seropédica, através da SMECE (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte), promoveu a peça teatral “Dexeu Mambembá”, que faz parte de um projeto de teatro itinerante da Subsecretaria de Cultura da SMECE, coordenado pela Subsecretária Nádia Alvarez.

O evento aconteceu na praça Nildo Romano, no centro da cidade (km 49). Esse tipo de atividade será realizada em todos os bairros do município, sempre na principal praça de cada distrito. Na última sexta-feira (26) os moradores do km 40 puderam apreciar a atividade cultural que foi interpretada pela CTS (Companhia de Teatro de Seropédica).

A peça apresenta um texto do romancista, dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes. A encenação retrata o julgamento de Cervantes, que fora sentenciado por ser um poeta, profissão discriminada na época, como forma de se defender o poeta declama ao júri a história de Dom Quixote.

A peça segue o conceito do movimento armorial, que mescla o clássico e o popular em um mesmo espetáculo. Esse Movimento se tem como seu principal personagem o escritor Ariano Suassuna.

“É importante que a população tenha não somente o acesso à Educação, mas também a Cultura e ao Esporte. A maioria das pessoas não tem a oportunidade de frequentar eventos culturais, por isso, através desse projeto, estamos levando a Cultura até esses cidadãos. Estamos investindo na formação completa do cidadão, dando a ele tudo o que é necessário à promoção da verdadeira cidadania”, afirmou Lúcia Baroni (Secretária de Educação, Cultura e Esporte).

423

Faça o seu comentário