Capacitações profissionalizam trabalho de nutrição educacional

A qualidade da merenda escolar se reflete nas vidas dos alunos e suas famílias, por isso, a Prefeitura de Seropédica tem investido na qualificação dos profissionais responsáveis pela alimentação dos alunos. A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) tem realizado cursos de capacitação com o objetivo prioritário de garantir a segurança alimentar.
 
Por solicitação do Prefeito de Seropédica – Professor Lucas – o secretário de Educação, Marciel Falcão, designou que o departamento de Nutrição da SMECE realize qualificações contínuas no intuito de garantir a prestação dos melhores serviços possíveis às crianças e jovens da rede municipal de Educação, no que se refere a alimentação.
 
O Nutricionista RT (responsável técnico) da SMECE, Diego Silva, e a Diretora de Nutrição, Raniella Martins, explicam que os conceitos passados aos supervisores de merenda se referem aos cuidados com a preparação dos alimentos, armazenamento de alimentos e higienização alimentar. Outros assuntos abordados foram os tipos de contaminações a que os alimentos podem ser expostos, como contaminações biológicas, químicas e físicas.
 
As contaminações biológicas podem ocorrer através das mãos ou espirros, já as contaminações químicas ocorrem por meio de produtos como cloro e detergente, que geralmente estão próximos ao local onde os alimentos são manipulados. As contaminações físicas se dão pelo contato dos alimentos com insetos ou com sujeiras que podem estar nas roupas dos manipuladores.
 
“Qualquer tipo de contaminação nos alimentos pode provocar nos alunos infecções alimentares e outras enfermidades, por isso, a segurança alimentar é de extrema importância para garantir a Saúde de nossas crianças e jovens. Nosso foco na Educação abrange diversas áreas, a partir disso, estaremos realizando qualificações contínuas para garantir a qualidade da merenda escolar”, explicou o Prefeito – Professor Lucas.
 
Por Hudson Glória
Fotos: Luiz Calderini