Nesta sexta-feira (29 de abril) a partir das 14h, em paralelo à Festa do Trabalhador 2016, a Prefeitura de Seropédica realizará o evento “A Feira de São Cristóvão é Aqui”, que acontece no Centro Cultural de Seropédica (CCS) com intuito de comemorar duas datas festivas: o Dia Internacional da Dança (29), instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Tecnologia (UNESCO), e o Dia da Baixada, que é comemorado em 30 de abril.

O CCS faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) e fica localizado na Fazenda Paraíso da Serrinha, no quilômetro 52 da BR-465 (ant. Est. Rio-São Paulo) Nº 2895, próximo ao acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Segundo o prefeito Martinazzo, ambos os eventos visam enfatizar valores culturais e artísticos da Baixada Fluminense. “Nosso Centro Cultural tem sido uma importante ferramenta de disseminação da Cultura, em suas inúmeras vertentes. Desta vez nosso intuito é homenagear, através da dança, uma das regiões mais importantes do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense, da qual Seropédica é um dos municípios mais importantes”, afirma o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, explica que o conceito do evento será focado na migração nordestina para a Baixada Fluminense, demonstrando as contribuições culturais dos nordestinos para a formação da identidade cultural da Baixada. “Utilizaremos a própria dança para comemorarmos o Dia da Dança e o Dia da Baixada de uma só vez. Além das apresentações de dança ocorrerá uma exposição de artesanato nordestino e apresentações musicais, e também um concurso de Forró, onde o casal de dançarinos que se destacar será premiado com um presente surpresa”, revela a secretária.

 Subsecretária de Cultura e responsável pelo CCS, Nádia Alvarez esclarece que as apresentações de grupos de dança acontecem a partir das 14h, já às 18h acontecerá um baile com concurso de Forró, que terá apresentação da banda O Casarão do Forró. “Esperamos ver o CCS lotado, convidamos toda população a participar dessa grande festa dançante em homenagem à Baixada Fluminense”, disse.

ccs (2)dança cultura