Teve início no dia 25/04 o plantio de mudas na EMBRAPA Agrobiologia em Seropédica, evento organizado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios  – SEMAMA em parceria com a EMBRAPA, com apoio da CERNE, Companhia Siderúrgica do Atlântico – CSA, CEDAE e Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte – SMECE.

A atividade de plantio atingirá um público estimado de 1000 alunos das escolas privadas, municipais e federais. O plantio que teve início hoje será realizado com os grupos de alunos que plantarão 2 mil mudas até o dia 30 de abril, sempre nos horário de 9:00hs e 14:00hs.

 Estiveram presentes na abertura do evento o Secretário de Ambiente Ademar Quintella, Vandrea Ferreira, Alexander Resende, Geraldo Baeta da EMBRAPA Agrobiologia, Cesar Seleri e Alcione (CEDAE), Edilene e Luiza, representando a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, dentre outros, estiveram presentes representantes da CERNE empresa que atua no plantio da CSA autoridades escolares e professores com aproximadamente 80 alunos. O plantio está sendo organizado pela diretora de Projetos Thayani Velasco e pela Coordenadora de Gestão Ambiental Fabiana Silva – também coordenadora do projeto ENO em Seropédica. Para o Secretário de Ambiente Ademar Quintella “essas ações são importantes para conscientizar os alunos e fazê-los pensar em meio ambiente de uma forma mais global, se vendo como parte integrante do meio, o aluno vai conseguir  entender e respeitar não apenas o ambiente natural e sim tudo em sua volta, amigos, professores, familiares e até mesmo entender a importância de se cuidar e conservar e seu material escolar, que poderá ser reaproveitado e utilizado por outro aluno”.

 Esse plantio de mudas é uma colaboração da nossa cidade ao projeto ENO – Environment Online, que trata-se de um projeto internacional de educação ambiental e também formaliza a participação da nossa cidade nas Olimpíadas de Plantio de Mudas, Treelympics 2014, evento organizado pelo projeto ENO que visa premiar as cidades que participarem com maior número de alunos e maior número de mudas plantadas. Recentemente Seropédica foi premiada com selo verde pelo projeto ENO devido seu empenho no envolvimento de alunos nas ações em educação ambiental; informações no link: http://greencities.enoprogramme.org/eno-green-cities

 Apoio da EMBRAPA: O projeto Agroecologia para Gente que Cresce II: uma viagem pelo Mundo Sustentável, vem desenvolvendo ações em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios de Seropédica e o projeto ENO e também possui como meta o plantio de mudas de árvores no entorno da Unidade para promover a conscientização e a educação ambiental, em conjunto com o programa de Gestão Ambiental da Embrapa Agrobiologia, apoiando e colaborando as iniciativas sustentáveis. A área para o plantio é localizada próxima a cerca da Embrapa e mutirão, margeando o bairro e a cerca. Com esse plantio será possível é ligar dois pontos que já possuem uma “florestinha” fazendo um “Corredor Ecológico”.

Importância das árvores: As árvores desempenham um papel vital nas populações rurais e urbanas. As árvores são necessárias para enriquecer e ancorar o solo, para maximizar o abastecimento de água, para embelezar e humanizar vilas e áreas urbanas e fornecer sombra e abrigo. As árvores são também fundamentais para a preservação da biodiversidade. Produtos e serviços oriundos das árvores,  incluem alimentos, madeira, fibras, medicamentos e energia. O impacto do plantio de árvores é uma das formas de compensar as emissões de carbono”.

 Envolvidos neste trabalho:

Prefeitura Municipal de Seropédica – PMS

Embrapa Agrobiologia

Companhia Siderúrgica do Atlântico – CSA

Fábrica Carioca de Catalizadores – FCC

Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios – SEMAMA

Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte – SMECE

Centro de Estratégias em Recursos Naturais  – CERNE

234567891011121314151617181920

 

 

Faça o seu comentário