Alunos da Escola Municipal Valtaír Gabi, participaram da Feira de Ciências, nesta quinta-feira (9), idealizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Seropédica. Na feira foi abordado temas como robótica, eletrônica, eletricidade eólica, desenhos, reação química, meio ambiente, sustentabilidade, e aerodinâmica, valorizando a iniciação ao trabalho científico. 

Há crianças que nascem já com um determinado talento, uma espécie de dom. Seja o talento que for, são crianças cujas habilidades físicas ou intelectuais se destacam das demais, mostrando o pequeno gênio que há em si. Nos trabalhos realizados do 6º ao 9º ano, vários projetos criados pelos alunos da Valtaír Gabi demonstraram que havia muita criatividade no reaproveitamento de material reciclável, como uma pequena mão mecânica, sendo usado seringas de injeção como bombas de pressão e cilindro hidráulico para o movimento do equipamento.

Outro projeto interessante apresentado pelos alunos, foi a dessalinização da agua, que é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo. Outros projetos que chamaram atenção foi o labirinto elétrico, estação de tratamento de esgoto, Bateria de latinha de alumínio, entre outros projetos de meio ambiente.

A escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, uma atmosfera de conhecimento que dia após dia é construída pelos professores. A relação professor e aluno nesse processo de ensino e aprendizagem gira em torno da concepção da educação. Parabéns aos mestres da Valtaír Gabi, que educam nossas crianças, criando um ambiente de amizade com os alunos, onde o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. “Seropédica Online”.

O aluno de Ciências Agrícolas da UFRRJ, Gabriel de Caldas de Aquino Neves, é participante do Projeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e estava auxiliando os alunos da Valtaír Gabi, à interagirem melhor com a ciência.  

O Professor do Departamento de Agricultura e Urbanismo da UFRRJ, Wellington Mario, disse: “Nós estamos aqui com o Projeto Pibid, programa de capacitação que valoriza os futuros docentes durante seu processo de formação. Nós temos alunos bolsistas da universidade aqui neste evento, para fazerem uma troca de informações. Assim os alunos da universidade presenciam como é o dia a dia da escola, como e feito a didática. Em contra partida nós entramos com a horta pedagógica e outras atividades que ensinamos os alunos daqui” destaca.

“Os alunos tem de conhecer o sonho para poder sonhar” Disse Wellington Mario.

A Professora de Ciências do 8º e 9º ano do ensino fundamental, Flavia Cristina Flores, disse: “Durante o último mês fizemos uma avaliação sobre os trabalhos dos alunos e escolhemos os melhores para Feira de Ciências. Deixamos os temas livres para os alunos escolherem” 

Já a Professora de Ciências, Luciana da Silva Rodrigues, disse que tem três turmas do 8º e 9º ano: “A orientação dada aos alunos, é que, em suas experiências usassem materiais recicláveis, e que não usassem materiais explosivos, para evitar acidentes”

A Diretora da E. M. Valtaír Gabi, Elisangela Gonçalves Tunála, falou que a escola tem 398 alunos que vai do 6º ao 9º ano. A escola trabalha em dois turnos e todos os professores estão participando desta atividade, foram escolhidos os melhores trabalhos para ser exposto. No final da Feira de Ciências será sorteado alguns livros e dois modelos de aviões para os alunos”.

 

Faça o seu comentário