Foi realizado no Anfiteatro Gustavo Dutra da UFRRJ, a Colação de Grau, de 52 alunos do 9º ano de escolaridade, do CAIC Paulo Dacorso Filho em Seropédica.

A mesa diretiva foi composta pela Diretora, Vania Madeira Nunes Policarpo, a Diretora Adjunta, Eliane Maciel, a Coordenadora Pedagógica, Mara Lucia Alveraz Lorenção, a Coordenadora, Graciele Honorato Rocha, o Professor paraninfo da Turma 901, Caio França, o Professor paraninfo da turma 902, Nicolau Martins, a Professora homenageada, Maria Luiza Wilker, e o representante do Reitor da UFRRJ Ricardo Berbara, o Professor José Antônio.

Centenas de pessoas viveram um dos momentos mais emocionantes protagonizados pelos formandos, quando foram chamados para fazer as homenagens aos professores e funcionários do CAIC. A emoção tomou conta de todos pela homenagem póstuma que a aluna Marcele Loredo, da turma 902 fez ao Professor Wilson Luiz Tatagiba, que faleceu a pouco tempo vítima de acidente de motocicleta. 

A Diretora do CAIC, Vania Madeira Nunes Policarpo, parabenizou todos os formandos e seus familiares, agradeceu o apoio que tem recebido do Reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, da Secretária de Educação de Seropédica, Sônia Oliveira de Souza, de todos os professores e funcionários do CAIC: “A vida já me ensinou que não é fácil enfrentar novos desafios, às vezes temos medo de encarar o que é novo, mas quero dizer a vocês, caros formandos, aos pais e familiares que incentivem vossos filhos para continuar a enfrentar a escalada dos estudos. Tenham firmeza, determinação, garra e coragem nessa nova etapa de suas vidas que vai ser iniciada no próximo ano.” Disse emocionada, Vânia Policarpo.  

HISTÓRIA DO CAIC PAULO DACORSO FILHO

O Projeto “Minha Gente”, proposto como alternativa para o enfrentamento dos graves problemas referentes à infância e à adolescência no Brasil, foi instituído pelo Governo Federal no ano de 1993. Este projeto previa a construção de 5.000 Centros Integrados de Atenção à Criança – CIAC, que após o impedimento do Presidente Fernando Collor de Mello, foi reestruturado pelo Ministério da Educação e instituído o Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – PRONAICA, tendo como referência básica o disposto no artigo 227 da Constituição Federal.

Do ponto de vista da sua consolidação, o programa foi elaborado compreendendo um conjunto de ações básicas de caráter socioeducativo, orientadas pela concepção da Atenção Integral, que se desenvolve por meio de atividades específicas, gerenciadas de forma integrada, em ambientes previamente planejados, preparados e organizados – as Unidades de Serviços. Essas unidades de serviços poderiam ter diferentes configurações físicas, dentre elas a Construção de Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC, utilizando-se a tecnologia das fábricas de argamassa armada.

A UFRRJ entendendo seu compromisso com a Educação Básica solicitou à Secretaria de Projetos Especiais do Ministério da Educação (MEC) a construção de um Centro Integrado de Atenção à Criança – CIAC, que foi inaugurado em 14 de março de 1993, próximo a área do Instituto de Educação. Em função das inúmeras controvérsias surgidas com relação a seu gerenciamento, iniciou as suas atividades com a matrícula de 212 crianças apenas em 16 de maio de 1994.

Inicialmente foi administrado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itaguaí. Após a emancipação do Município de Seropédica, a parceria se constituiu apenas com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Finalmente, no ano de 2005, foi aceita pelos atuais gestores do Município de Seropédica a parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o funcionamento da Unidade Escolar.

Hoje a escola conta com 534 alunos regularmente matriculados, um quadro de pessoal composto por professores e servidores da rede Municipal e da UFRRJ, e com professores da SEEDUC-RJ, cedidos à UFRRJ. A direção é composta por uma Diretora Geral da UFRRJ indicada pelo Reitor da Universidade e uma Diretora Adjunta, designada pelo Prefeito do Município de Seropédica.

A proposta pedagógica, desde a sua criação, está embasada em uma concepção da formação integral da criança, estimulando o pensamento crítico, a imaginação criadora com ênfase na preservação da vida e dos recursos naturais. Busca-se neste Projeto Educacional incentivar a construção de homem, de ambiente e de conhecimento que a sociedade anseia e necessita.

No ano de 2007 teve início o Projeto Caminhar, proposto e conduzido em uma parceria entre o Decanato de Assuntos Administrativos (DAA) da UFRRJ e o CAIC Paulo Dacorso Filho, para atender os servidores da Universidade que necessitavam concluir o Ensino Fundamental. Desta forma, um grupo de professores do próprio CAIC, do Departamento de Economia Doméstica (DED/ICHS), e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPE/IE), conduziu o projeto com o DAA. Foram selecionados estagiários dos diferentes cursos de graduação da UFRRJ para atuar como regentes de turma, sob a orientação dos professores da Universidade. Este projeto foi concluído em 2011, após atendimento de seus objetivos.