Foi realizado na Escola Municipal Vera Lucia Pereira Leite no Bairro São Miguel em Seropédica, o Projeto “Família e Escola: Caminhando Juntos para uma educação de qualidade”, com o Tema do Projeto “Festa Julina”. A festança trouxe muita alegria e entusiasmo entre as crianças, que esperavam ansiosas pelas apresentações culturais. 

A Diretora Marluci Gonçalves falou que o projeto foi muito bem aceito entre os alunos e familiares, onde tudo foi preparado com muita dedicação, para que as crianças pudessem se sentir à vontade e curtir a festa. “Agradeço a todos os envolvidos, aos professores pelas lindas coreografias, aos funcionários da educação, a Secretária de Educação Sonia e principalmente aos nossos alunos e pais que não mediram esforços para fazer dessa festa um verdadeiro sucesso”, concluiu a diretora.

Embora cada vez mais as festividades tradicionais dessa época estejam sendo suprimidas nas escolas, é fato que existe uma grande importância da festa junina na educação e que ela pode e precisa ser mais bem explorada, como foi realizada na maioria das escolas municipais de Seropédica. Estes eventos ajude na formação do estudante, ajudando a compreender as suas raízes culturais e o folclore nacional.

Os professores sabendo que as Festas Juninas ou Julinas tenham a mesma origem e tenham sido influenciadas pela vinda dos portugueses, cada parte do país adaptou as celebrações para a sua realidade, incluindo itens culturais próprios, como acontece no Rio de Janeiro.

Usar essas diferenças culturais durante a realização e a organização da festa Junina nas Escolas do Município de Seropédica ajuda as crianças a compreenderem a vastidão e a riqueza do nosso país, aprendendo a respeitar as diferenças e a valorizar as suas origens. 

O Vice-Prefeito Amaurildo Soares e o Subsecretário de Comunicação, Turismo e Eventos Samuel Barbosa estiveram presentes no evento.

O Vice-Prefeito Amaurildo Soares e a Diretora da E.M Vera Lúcia Pereira Leite Marluci Gonçalves

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Comentários