A Escola Estadual Municipalizada Francisco Rodrigues Cabral de Seropédica, realizou nesta quarta-feira (25) o Projeto “Quarta-feira Amarela”, com varias atividades. Segundo a Diretora desta unidade escolar, Andreia Cristina Moreira, o objetivo do projeto foi fazer um alerta de forma lúdica a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção.

Foi criado um painel que estava escrito: “Como você está se sentindo hoje”. As crianças escreviam seus sentimentos abaixo dessas palavras, criando uma forma de falar se estava feliz ou triste. “Temos que cuidar das nossas crianças, mostrar como elas podem expressar seus sentimentos. Falar da importância do diálogo com os professores ou seus pais, para que daqui há alguns anos todas estejam bem e prontas para a vida”.

A Diretora contou uma História do Pacman, que buscava alguma coisa que faltava nele, amigos, carinho, falta de alguém conversar com ele. A história deixou as crianças atentas a cada detalhe, demonstrando que sempre encontraremos um amigo, uma pessoa que nos auxilie nos momentos que mais precisamos, e que a vida vale a pena viver, mesmo nas maiores dificuldades. “Não precisamos ter tudo o que queremos para ser feliz”.

Logo após foi passado um Cineminha curta-metragem chamado Cuerdas, que relata A relação de amizade entre a pequena Maria e seu colega de orfanato Nicolás, portador de paralisia cerebral. “Temas como igualdade, solidariedade, amizade e amor são muito falados e abordados no nosso cotidiano, mas pouca gente se dispõe a agir nesse sentido. Nesse singelo curta metragem fica claro, através do olhar de uma criança, que todos somos iguais e que, quando se tem um amigo de verdade, vencer as dificuldades é apenas uma questão de criatividade.”

 

 

 

Faça o seu comentário