A Escola Municipal Vera Lucia Pereira Leite, do Bairro são Miguel em Seropédica, realizou nesta quinta-feira (23), Culminância sobre a VI Feira Cultural, Brasil Diversidades sem Limites, comemorando a Semana do Folclore, que visa incentivar o interesse dos estudantes na participação de atividades que despertam o interesse na aprendizagem por meio do lazer.

Com a participação de pais dos alunos, as crianças fizeram várias apresentações Teatrais e de Danças sobre Histórias do Folclore. A turma 101 e 102 fizeram a apresentação da Lenda do Boto Cor de Rosa, coordenada pelas Professoras Antônia e Marília.

A Turma 201 e 202, inovou com uma linda apresentação do Boi Bumba, que foi muito aplaudida pelo público presente, esta culminância foi realizada pelas professoras Sueli e Regina. A Turma 301, realizou a Festa do Interior, apresentada pela professora, Maria Plácida.

Além destas a apresentações teatrais a Turma 302, apresentou o Tic tic tac, e Menina bonita. A Turma 401, realizaram uma apresentação muito animada, a Dança do Lobisomem, pela professora, Maria das Graças. Já a Turma 501, realizou a dança do Carimbó, coordenada pela professora, Monica.

Já na finalização dos projetos da culminância houve a apresentação do Projeto Novo Mais Educação com as professoras Amanda e Letícia, com Jogos Folclórico Escravo de Jó. e Dança do Mosquito.

Na Culminância foram expostos trabalhos e contos sobre o folclore do Brasil que explica seu surgimento. “O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural”. Destaca a Diretora, Marluci Gonçalves.