O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.

Neste pensamento que alunos da Escola Municipal Maria Archanja de Farias de Seropédica, realizaram a Culminância do Projeto Resgatando a Cultura Brasileira, o evento foi realizado nesta quinta-feira (6). A apresentação dos projetos contou com a presença dos pais e tutores dos alunos que aplaudiam a cada apresentação.

A quadra de esportes da escola foi tomada por trabalhos realizados pelos alunos sobre a cultura popular brasileira. Os alunos cantaram, dançaram, fizeram apresentações teatrais. A Diretora Luciene Andreza Lopes de Souza, falou que durante o semestre professores e alunos trabalharam com o Projeto Resgatando a Figura brasileira: “As turmas do 3º ao 5º ano trabalharam as tradições, o resgate de costumes de pai para filho. São coisas que estão acabando com o passar do tempo. A Educação Infantil, trabalhou a cultura das Regiões Brasileiras, Norte, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. Neste projeto as crianças reveram brincadeira de bolas de gude, brincadeira de amarelinha, pião, entre outras. Brincadeiras que as crianças de hoje em dia não brincam mais, as crianças hoje em dia só ficam no celular”. Destaca a Diretora Andreza.

 Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual, a família, grupos sociais a quem pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistemas políticos, contexto econômico, além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.

 

Faça o seu comentário