A Escola Municipal José de Abreu do Bairro Campo Lindo realizou na última sexta-feira, dia 27, Culminância sobre Bullying e cidadania para seus alunos. A ação é iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município de Seropédica.

O objetivo da palestra foi conscientizar os participantes sobre o assunto. “É preciso estar disposto a se colocar no lugar do outro e entender quais as consequências do bullying para combatê-lo”, explicou a Diretora da escola, Irma Rodrigues Aguilar Lima.

No evento aconteceu várias apresentações, como teatro, exposições da culminância e muita diversão. O projeto criado pela Secretaria de Educação tem como objetivo ser: “Educativo e Preventivo e possibilitar aos alunos envolvidos a capacidade de estudar e refletir a realidade que o circunda, permitindo que os mesmos conheçam o que se passa no seu cotidiano” destaca a Diretora Adjunta Aline Xavier .

Um terço dos casos de depressão em jovens adultos está ligado a bullying na adolescência, aponta estudo

A depressão é um quadro que está cada vez mais aumentando em todo o mundo. E um novo estudo mostra que a doença pode estar relacionada a outro problema grave na adolescência: o bullying.

Quando os especialistas levaram em conta fatores como bullying prévio na infância, problemas mentais e comportamentais, histórico familiar e eventos estressantes na vida, o padrão de relação entre o bullying e a depressão continuou forte. Além disso, a proporção foi a mesma entre garotos e garotas. 

No fim, os especialistas concluíram que 30% dos casos de depressão podem ser atribuídos a bullying na adolescência. Os especialistas inclusive acreditam que intervenções contra o bullying nas escolas poderiam interferir positivamente nos casos de depressão.