O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Paulo Dacorso Filho, realizou nesta terça-feira (7), Feira de Ciências, com o tema “Tecnologia Social Valorizando a Vida”.

A feira expôs 13 projetos dos alunos, que com desenvoltura faziam a apresentação do trabalho escolar. Os alunos Gabriel Rodrigues, Evelyn, Maria Luiza e Ana Leticia, apresentaram um projeto sobre “Magnetismo”, da Professora Ariane de Ciências. Os alunos falaram sobre a evolução das primeiras invenções, da roda até o computador. 

Outro trabalho interessante foi apresentado pelo aluno, Samuel Mariano Ferreira da Silva de 11 anos, que representava a turma do 6º ano. Samuel apresentou alguns Diários baseado no filme “Escritores da Liberdade”, onde uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

O CAIC é coordenado pela Diretora Geral, Vânia Madeira Nunes Policarpo e pela Diretora adjunta, Eliane Maciel Vieira. A Culminância foi baseado no Projeto de vida do Profeta Gentileza (José Datrino), “Gentileza Gera Gentileza”, onde o Profeta Gentileza percorria as ruas da capital fluminense para levar sua palavra de amor, bondade e respeito ao próximo. Era assim em ônibus, praças, pontes, praias, calçadões e até nas apinhadas barcas da travessia Rio-Niterói. Nem todos entediam a mensagem do Profeta. Os mais exaltados o chamavam de “maluco”. Para estes, a resposta estava sempre na ponta da língua: “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.

A Diretora Vânia disse: “O Projeto da Feira de Ciências tem como tema Tecnologias Sociais a Favor da Vida com Foco nos Valores. O Profeta Gentileza está dentro do contexto dos valores, onde já tínhamos feito o pré lançamento com a camisa “Gentileza Gera Gentileza”, já ao longo de um tempo. Neste projeto falamos também sobre o Bullying, onde estamos embutindo isso nas crianças, com a transmissão de palavras boas. Ano que vem continuaremos com esta temática, precisamos sempre pincelar sobre valores” Destaca Vânia. 

“Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como “respeito à vida”, não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros”

 

Faça o seu comentário