A comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil em Seropédica teve início nesta sexta-feira (06/09) com apresentação do Hino Nacional e o Hino do Município de Seropédica, com hasteamento das Bandeiras do Brasil realizada pelo Prefeito Anabal Barbosa de Souza, a Bandeira do Município de Seropédica feita pelo Vereador Waguinho do Emiliano, e a Bandeira do Estado do Rio de janeiro pelo Subcomandante do DCMUN Moura.

A Escola de musica Villa Lobos de Paracambi fez uma apresentação impecável realizando a abertura do Desfile Cívico.  Antes das escolas desfilarem, os Militares do Corpo de Bombeiros, o Pelotão do DCMUN, e a Policia Militar foram a atração principal da abertura da comemoração cívica de Seropédica.

A locução do evento ficou a cargo do Maestro da melhor Idade João Marcelo. Desfilaram vinte e cinco Escolas Municipais, uma Escola Estadual, duas Escolas Particulares, além dos Núcleos da melhor Idade. As Bandas Marciais, Falcões da Escola Alfredo Prado, Comvag, COMJOP de Mangaratiba, e a Famuse arrancaram aplausos da população presente.

Várias escolas do município carregavam cartazes enaltecendo nossa pátria, e muitas crianças estava uniformizada com roupas das três forças armadas, Exercito, Marinha e Aeronáutica.  “Lindo Desfile, estou emocionada, desfilaram meus três netos, e uma comadre que é professora. Só tenho de parabenizar a prefeitura pelo lindo desfile”. Disse Jorgina da Cruz Azevedo, moradora do Bairro Fazenda Caxias.