Optar por uma carreira para seguir é uma tarefa não muito fácil para muitos, igualmente para adolescentes de 15 ou 16 anos. Nessa idade, são poucos os jovens que se conhecem o suficiente para tomar uma decisão certeira. Por isso, não raramente, muitos descobrem, já adultos, que gostariam de ter outra profissão.

Pensando nisso a professora de Produção Textual Jane Lady Ferreira da Silva Winckler, da Escola Municipal Panaro Figueira de Seropédica, realizou nesta última quarta-feira (29), Culminância da turma 902, com o Tema Profissões, do Projeto de Orientação Vocacional. No evento foi apresentado para os alunos um trabalho feito no PowerPoint orientando sobre todas as profissões.

 O objetivo da Culminância era tranquilizá-los, mostrando-lhes que ainda não precisam ter certeza de qual carreira devem seguir. “Tentei mostrar para os alunos que eles podem mudar de ideia. As dúvidas são naturais nessa fase, eles têm essa ideia de que as coisas são fixas e que, depois de escolherem uma carreira, não poderão mais voltar atrás. Queríamos ajudá-los a ter mais confiança no talento deles. Um projeto como este abre possibilidades de avaliar o próprio pensamento.” Destaca Jane Lady.

A Coordenadora de Português da Secretaria de Educação, Marcia Paiva, acompanhou todos os trabalhos realizados nesta Culminância e parabenizou a iniciativa da Professora Jane: “Esse é um tipo de trabalho que prepara os alunos para a decisão que eles terão de tomar, a professora se preocupou com o futuro destes jovens, em prepara-los para vida adulta. Na Culminância foi ensinado como tirar a Identidade, o CPF, foi falado sobre os cursos técnicos que existem em Seropédica, sobre o curso de empreendedorismo que vai haver no município no ano que vem, só tenho que parabenizar pela iniciativa.” Disse Marcia.

No final do evento foi realizado um campeonato da melhor fantasia profissional, “O que você quer ser agora que cresceu?“. Tinha todo tipo de Fantasia, Medica, Advogada, Jogador de futebol, Artes Marciais, etc. O Vencedor de cada estilo de fantasia recebeu uma medalha.

“O evento foi excelente e a participação da turma está de parabéns, tenho certeza que momentos como esse dentro do ambiente escolar auxiliam nossos alunos nesse momento de escolhas para a nova jornada que é o Ensino Médio.”  Disse a professora Jane Lady.

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário