.Experiências, experimentos, demonstrações e curiosidades são alguns dos destaques das Feiras de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Seropédica.

Durante toda esta semana, entre os dias 6 e 10 de novembro, alunos da rede municipal de ensino de Seropédica, estarão expondo trabalhos de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: Química, Física, Biologia, Matemática, Tecnologia e Educação Ambiental. Este trabalho teve como objetivo de colocar em prática as experiências pedagógicas aprendidas em sala de aula.

O evento foi idealizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), e contou com a presença de Professores e as Coordenadoras de Educação Marcia Paiva e Vilma Ramos. Uma das curiosidades apresentadas foi um vulcão, simulando o expelir de Lava a partir de bicarbonato de sódio, vinagre, corante e detergente. Outro experimento interessante foi de um Pulmão em funcionamento, sendo usado uma bomba de ar de aquário, um temporizador, dois reles, e dois balões que inflavam em tempos em tempos.

A Coordenadora de Ciências, Vilma Ramos Leite, conversou com os alunos pedindo que explicasse os projetos apresentados por eles e ficou satisfeita com os resultados obtidos nas atividades realizadas em sala de aula pelos professores, usando o evento como ferramenta pedagógica.

Os trabalhos exibidos na feira foram orientados pelos professores e executados com criatividade por estudantes do 1º ano a 9ª série do ensino fundamental. O tema deste ano foi livre, cada escola escolhia quais trabalhos iria apresentar. As pesquisas foram produzidas com o uso de computadores, programas educativos e os princípios de ciências.

O professor de Ciências, Armando de Oliveira Guedes, da Escola Municipal Panaro Figueira, disse que dá aula para três turmas, e usou como tema para os experimentos, Ar, Solo, Agua, Poluição Acidental, Poluição Ambiental, Degradação Ambiental, tudo sobre meio ambiente. 

A Professora Ciência, Bruna Paranhos da Silva, disse: “Meus alunos fizeram projetos variados, sobre tudo que aprenderam durante o ano letivo, e escolheram como tema o Corpo Humano, sistema digestório que divide-se em: Tubo digestório (propriamente dito) e os Órgãos anexos” destaca.

A aluna de Ciência Biológicas da UFRRJ, Manoela Rodrigues Teixeira, participante do Projeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), onde valoriza os futuros docentes durante seu processo de formação. Veio acompanhar os trabalhos realizados pelos professores e alunos na Feira de Ciências da Escola Municipal Panaro Figueira. “Como futura professora esses trabalhos dos alunos vão me ajudar muito”

FOTOS: FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLA MUNICIPAL PANARO FIGUEIRA

FOTOS: FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLA MUNICIPAL RONALD CALLEGARIO

FOTOS: FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ABREU

FOTOS: FEIRA DE CIÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL PAULO DE ASSIS