A Escola Estadual Municipalizada Bananal, sob Direção de Jozane da Silva Miranda Figueira, foi a escolhida para representar Seropédica na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Sumaré em São Paulo. Durante a Conferência, com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, o aluno prodígio Jefferson Barboza da Silva, debateu questões relacionadas aos problemas ambientais presenciados atualmente, como sustentabilidade, poluição. Também ele discutiu a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos.

Neste último domingo (17), a programação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA) apresentou vivências educativas aos estudantes. Por meio de jogos colaborativos e o apoio dos Escoteiros do Brasil, os participantes que chegaram à conferência como nascentes e juntaram-se em rios, uniram-se mais uma vez para formar as bacias hidrográficas, grupos maiores de alunos de todos os estados brasileiros.

Os Coordenadores da V Conferência Nacional disseram:  “Essa união apresenta uma variante cultural muito grande. Então a gente apresentou alguns jogos para que eles socializem ainda mais e aprendam brincando, que é a ideia de toda a metodologia da conferência”, explica o jovem facilitador Del-Alisson Miranda.

Enquanto as bacias hidrográficas participavam dos jogos, os educadores reuniram-se com o idealizador da metodologia da V CNIJMA Edgard Gouveia, que fez dinâmicas de integração com os professores. O grupo se dividiu para pensar em estratégias e planos para os próximos passos relacionados aos projetos dos alunos e para a comunidade escolar. “Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto é o começo da realidade”, entoou o grupo fazendo referência à letra de Dom Helder Câmara.

Após as atividades, a V CNIJMA fez uma pausa na programação para que os participantes pudessem torcer pela seleção do Brasil no jogo com a Suíça pela Copa do Mundo, transmitido no auditório onde é realizada a conferência.

“A Conferencia terminou neste último dia 19, e com certeza Jefferson está trazendo em sua bagagem um aprendizado sem igual, participou de vários debates e conheceu problemas de outras regiões do Brasil, aprendeu sobre sustentabilidade, reaproveitamento de materiais e poderá transmitir isso aos outros alunos da escola, e dentro de sua casa”. Disse a Coordenadora de Ciências Vilma Ramos Leite.