A Prefeitura de Seropédica foi beneficiada com a doação de um aparelho de mamografia por parte da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). A doação foi autorizada pela Mesa Diretora da ALERJ, atendendo pedido da deputada Lucinha, do PSDB.

Acompanhada pelo secretário de Saúde e Defesa Civil, Artur Correa, a Deputada Estadual Lucinha esteve na manhã desta quarta-feira (22) visitando a Unidade Pré-hospitalar Doutor José Bueno Lopes com o objetivo de verificar as instalações para receber o aparelho.

A mamografia é fundamental para a detecção do câncer de mama, que atinge, anualmente, cerca de 20 mil mulheres no Brasil. Segundo a deputada Lucinha, a Comissão de Saúde da Alerj realizou um levantamento para identificar os hospitais que devem receber os mamógrafos.São importantes esses mamógrafos. Fiz um estudo sobre toda a Baixada Fluminense, relativo à quantidade de mulheres por cada município. Verifiquei a quantidade de mamógrafos que existe na Baixada. A maioria é terceirizada. Há um percentual muito grande de mulheres acima de 40 anos que nunca fez uma mamografia. Por muitas vezes, quando chegam ao hospital, já é tarde demais”, declarou a deputada.

Dr Artur Correa justificou a importância do aparelho para a realização de exames preventivos do câncer de mama. “Já possuímos uma profissional capacitada para operar o mamógrafo e nosso objetivo é capacitar mais um profissional”, afirmou Dr Artur Correa.

Martinazzo, prefeito de Seropédica, comemora a doação do aparelho de mamografia e enfatiza que este é o ano da saúde em Seropédica. “Ano passado atuamos intensamente na educação municipal e este ano estamos atuando diretamente na saúde do município. Na próxima segunda-feira (27) estaremos inaugurando a Clinica da Família no Vasquinho”, explica Martinazzo.

De acordo com a deputada Lucinha o prazo para recebimento do aparelho na unidade de saúde é de 45 dias.

Na oportunidade estiveram presentes alem da Deputada Lucinha o Secretario de Saúde e Defesa Civil Dr. Artur Corrêa, o Subsecretario de Saúde Juberto Folena de Oliveira Junior, o Subsecretario de Saúde Dr. Renê Vignê, a Técnica de Radiologia e Mamografia Vanessa Carvalho. e o Coordenador de radiografia Tone de Souza Matos.

DSC_0017

DSC_0004

DSC_0019
Deputada Lucinha conversando com paciente na fila do Raio X
DSC_0015
Orçamento para compra de equipamentos de saúde entre eles 40 Mamógrafos para atender Rio de Janeiro e todos os Municipios da Baixada Fluminense

DSC_0009DSC_0020

 

 

Faça o seu comentário