Prefeito Martinazzo recepciona médicos cubanos do Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, é parte integrante de uma amplo compromisso de melhoria no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais profissionais de medicina para regiões onde há escassez e ausência de médicos, o programa também visa à expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Na noite da última sexta-feira (11) o Prefeito Martinazzo e o Secretário de Saúde e Defesa Civil, Marcus Baroni, estiveram reunidos com alguns médicos que irão exercer suas devidas funções no município, o intuito do encontro fora dar as boas vindas aos profissionais, além de tornar claro aos mesmos os padrões de funcionamento da Saúde no município.

Estamos há tempos estudando sobre o sistema de saúde Cuba, que é referência mundial, porém temos aqui além dos médicos cubanos (Dr.º Luiz Henrique e Dr.º Luiz Lázaro), um boliviano, Dr.º Guido Cardona, um profissional experiente que nos auxilia na busca da excelência no que tange às questões da área de Saúde. A medicina cubana é popular, direcionada às famílias, cuida-se da saúde através da prevenção, esse tipo de medicina é o que buscamos para nossa cidade”, afirmou Martinazzo.

Segundo o Prefeito está previsto nos planos do município à construção de cinco novas unidades de Saúde, além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da reconstrução de Posto de Saúde do bairro Campo Lindo (km 40), que mudará de local, para que possam ser oferecidas à população melhores condições estruturais e de atendimento.

Hoje estamos de certa forma homenageando esses profissionais que vieram colaborar com a nossa estrutura de saúde assistindo à população do município, essa é uma demonstração clara de nossa busca por uma unidade no que diz respeito às relações interpessoais e profissionais, queremos fazer com que esses médicos sintam prazer em trabalhar na nossa cidade, o que consequentemente influenciará a forma com que eles irão trabalhar. Hoje recepcionamos dois profissionais, porém, já pleiteamos à vinda de mais dez profissionais”, disse Marcus Baroni.

23