Equipes de profissionais cuidam de pacientes impossibilitados de se locomoverem a uma unidade de saúde

 

A Prefeitura de Seropédica dá continuidade às ações de aperfeiçoamento da Saúde e implanta um novo programa para atendimento de pacientes acamados, o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).

Composto por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo e técnicos em cada grupo, além de um nutricionista que atua em ambos, as equipes dão suporte no atendimento a pacientes usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Martinazzo falou sobre a importância do SAD e do benefício para os pacientes acamados ou impossibilitados de se locomover. “O SAD oferece um atendimento qualificado ao paciente sem tirá-lo de perto do carinho dos familiares, o que aumenta a sensação de segurança e auxilia em sua recuperação, além de integrar a rede municipal para complementar as ações de cuidado na Atenção Básica”, destacou.

Com o serviço, pessoas com dificuldade de locomoção que necessitam de acompanhamento médico receberão visitas periodicamente da equipe. Segundo a Diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Seropédica, Rosana Valverde, as visitas acontecerão conforme a necessidade de cada paciente. “Os pacientes poderão se informar sobre os atendimentos do SAD nas unidades básicas de saúde mais próxima de sua residência ou na sede do SAD”, informou.

Para o secretário de Saúde, Marcus Baroni, o programa é fundamental pois, além de facilitar o atendimento aos acamados, permite que o paciente tenha mais qualidade de vida. “Quando acompanhado de perto, evitamos que o paciente desenvolva problemas de saúde mais sérios e, ainda, diminuímos as internações hospitalares”, esclarece.

De acordo com a portaria que institui o SAD – Portaria nº 2029 – a atenção domiciliar é uma nova modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.

A sede do SAD ficará instalada no Posto de Saúde Dr. José Bueno Lopes, situado a Rua João N. de Oliveira, S/N, Bairro Fazenda Caxias.