A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com foco em pessoas de 5 a 59 anos iniciou em Seropédica e vai até o dia 15 de Fevereiro com o Dia D.

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e letalidade, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar”. 

Postos de Saúde que atenderão no Dia D em Seropédica

Fazenda Caxias                 8 às 17 horas
Clínica da família               8 às 17 horas
Oza                                  8 às 15:30 horas
INCRA                              8 às 15:30 horas
Coletivo                            8 às 15:30 horas
Nazareth                          8 às 15:30 horas
Santa Alice                       8 às 15:30 horas
Piranema                          8 às 15:30 horas
Fonte Limpa                      8 às 15:30 horas

O objetivo da campanha, que faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, em faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas, evitando o risco de propagação do sarampo no país.

Rio tem 1ª morte por sarampo em 20 anos; bebê de 8 meses é a vítima em Nova Iguaçu

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de um bebê em virtude do sarampo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) em uma coletiva para a imprensa. A criança estava no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava e depois foi levada para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde veio a óbito. O bebê Davi Gabriel, de apenas 8 meses, morreu no dia seis de janeiro, porém somente agora em fevereiro, que a causa da morte foi confirmada por sarampo, se tornando a a primeira em vinte anos. 

Conforme a secretaria, a vacinação era feita de forma rotineira, mas o bebê contraiu sarampo antes dos 6 meses de vida, idade mínima para a primeira dose da vacina. Quem ainda não se vacinou contra o sarampo terá mais uma oportunidade neste sábado (15), quando acontece o segundo Dia D de campanha contra o sarampo em todo o país. O primeiro aconteceu no último dia 1º de fevereiro. Em Nova Iguaçu, cinquenta postos de saúde com salas de vacina estarão disponíveis, das 8h às 17h. A ação faz parte da campanha “Rio Contra o Sarampo” e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal da população. Devem ser imunizadas pessoas entre 6 meses e 59 anos. Vale lembrar. que o sarampo é uma doença altamente contagiosa.

Faça o seu comentário